A Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) lançou, nesta terça-feira (20/8), um edital de licitação para a compra de dois “robôs inspetores”. A tecnologia, que será equipada com câmeras, deverá ser inserida na rede de esgoto do Distrito Federal. O valor da licitação foi mantido em sigilo pela companhia.
De acordo com a Caesb, os robôs serão utilizados “em missões bastante complexas a seres humanos”. Eles deverão inspecionar os 8 mil quilômetros da rede de esgoto da capital federal. A companhia não divulgou fotos dos robôs.
O objetivo deles é identificar situações anormais que estejam causando ou possam causar problemas ao pleno funcionamento da rede, como ligações clandestinas, acúmulo de lixo e vazamentos.
“Com as imagens captadas pelos robôs, a Caesb pode agir com maior rapidez e eficiência tanto na prevenção de danos, como vazamento, quanto nos serviços de reparos e desobstrução”, informou a companhia.
A licitação será realizada na modalidade de pregão eletrônico em 3 de setembro, às 9h. Podem participar as empresas cadastradas até o dia do certame, quando as participantes apresentarão proposta de preço. Vence quem oferecer o menor preço.
A empresa vencedora prestará serviços pelo prazo de 365 dias após a assinatura do contrato. O cadastramento das empresas é feito apenas por meio do site do governo federal.
20/08/2024
19/01/2026
Saúde de Londrina prepara licitação para contratar 16 leitos para internações involuntárias
A secretária de Saúde, Vivian Feijó, confirmou que...19/01/2026
Licitação de R$ 114 vai garantir asfaslto na MT-270 em Guiratinga
O governo de Mato Grosso deu o sinal verde para um...19/01/2026
Licitação prevê asfalto e drenagem em avenida estratégica de VG; confira
A Alameda Júlio Muller, em Várzea Grande, deverá p...18/01/2026
Codeba aprova abertura de licitação pra dragagem do canal portuário
A continuidade da dragagem no canal portuário do r...