O prefeito de Cachoeiras de Macacu, Waldecy Fraga Machado, será notificado nos próximos dias pelo Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro (TCE-RJ) por não enviar as respostas exigidas sobre o edital para contratação, por meio de concorrência pública, de empresa especializada na prestação de serviços de apoio às atividades operacionais da prefeitura. Por conta disso, o processo licitatório, estimado em R$ 6 milhões, com prazo de trabalho de um ano, seguirá adiado. De acordo com a determinação, a prefeitura terá 30 dias para enviar sua defesa ao TCE-RJ e alterar sete itens do edital. A decisão da Corte de Contas, seguindo o voto do conselheiro-relator Aloysio Neves, aconteceu na sessão plenária desta terça-feira (5/4).
Entre os problemas encontrados pelo TCE-RJ na licitação está a falta de detalhamento da planilha de orçamento estimativo, que deixou de apresentar preços unitários de materiais, mão de obra, salários, encargos sociais, tributos, equipamentos, despesas indiretas e outros insumos. Além dessa falha orçamentária, o corpo técnico do Tribunal não conseguiu entender por que o serviço pretendido não poderia ser atribuído aos funcionários efetivos da prefeitura, evitando assim um gasto público desnecessário.
O TCE-RJ avaliou o processo licitatório, pela primeira vez, em 28 de janeiro de 2016, determinando o adiamento da licitação e a alteração de vários itens do edital. Vencido o prazo de 30 dias para a realização das mudanças e sem nenhuma resposta do Poder Executivo municipal, o TCE voltou a analisar o processo e decidiu pela notificação ao prefeito e pelo pedido de explicações, além de manter o certame adiado.
TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO - TCE-RJ
Coordenadoria de Comunicação Social, Imprensa e Editoração - CCS
ccs@tce.rj.gov.br
06/04/2016
04/12/2025
Abertura de licitação prevê compra de nova ambulância para Rolim de Moura
A Prefeitura de Rolim de Moura anunciou a abertura...04/12/2025
Prefeitura de BH abre licitação para ampliar vagas de estacionamento rotativo
A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da BHTran...04/12/2025
Codeba abre licitação para obras em porto de Ilhéus; valor não foi informado
A Companhia das Docas do Estado da Bahia (Codeba) ...03/12/2025
Estado firma convênios e autoriza licitação para obras de infraestrutura em 14 municípios baianos
O Governo da Bahia anunciou, nesta quarta-feira (3...