Rio de Janeiro - O Governo Federal marcou para o dia 29 de novembro o leilão de um contrato multimilionário para construir a primeira de duas hidroelétricas no rio Madeira, no Acre, informou hoje o ministro de Minas e Energia, Nelson Hubner.
As condições da licitação da central hidroelétrica de Santo Antônio foram estabelecidas pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Elas serão publicadas amanhã no "Diário Oficial da União", disse Hubner a jornalistas em Brasília.
O ministro explicou que entre as condições do leilão o Governo vai reduzir a tarifa máxima por megawatt de energia gerada no projeto, seguindo recomendações do Tribunal de Contas da União.
A usina deverá ter capacidade para gerar 3.150 megawatts (MW) a partir de 2013. O investimento será de cerca de R$ 9 bilhões (US$ 5 bilhões). A central de Jirau, complementando o complexo, vai gerar outros 3.300 MW, com um investimento ainda maior. O seu contrato de construção será licitado em 2008, segundo o Governo.
Os dois projetos, somando 88 turbinas, vêm sendo duramente criticados por grupos ambientalistas, de agricultores e indígenas.
Eles temem um forte impacto nos frágeis ecossistemas do estado do Acre e em toda a Amazônia.
A preocupação atravessou a fronteira. A Bolívia pediu informações ao Brasil sobre o complexo hidrelétrico, que será um dos maiores do mundo do seu tipo. As duas usinas fazem parte do Plano de Aceleração de Crescimento (PAC) do Governo.
17/10/2007
18/06/2025
Aberta licitação para construção de nova UBS em Sobradinho
A Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil...18/06/2025
Licitação para equipamentos médicos reforça atenção primária
A Prefeitura de Cascavel lançou o Pregão Eletrônic...17/06/2025
Governo abre licitação para recuperação do Ramal Icuriã, em Assis Brasil
O governo do Acre, por meio da Secretaria de Estad...17/06/2025
Prefeitura de Mogi abre licitações para reforma e revitalização de postos de saúde
A Prefeitura de Mogi das Cruzes, por meio da Secre...