Brasil Vai Licitar Hidroelétrica do Madeira Dia 29 de Novembro


Rio de Janeiro - O Governo Federal marcou para o dia 29 de novembro o leilão de um contrato multimilionário para construir a primeira de duas hidroelétricas no rio Madeira, no Acre, informou hoje o ministro de Minas e Energia, Nelson Hubner.
As condições da licitação da central hidroelétrica de Santo Antônio foram estabelecidas pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Elas serão publicadas amanhã no "Diário Oficial da União", disse Hubner a jornalistas em Brasília.
O ministro explicou que entre as condições do leilão o Governo vai reduzir a tarifa máxima por megawatt de energia gerada no projeto, seguindo recomendações do Tribunal de Contas da União.
A usina deverá ter capacidade para gerar 3.150 megawatts (MW) a partir de 2013. O investimento será de cerca de R$ 9 bilhões (US$ 5 bilhões). A central de Jirau, complementando o complexo, vai gerar outros 3.300 MW, com um investimento ainda maior. O seu contrato de construção será licitado em 2008, segundo o Governo.
Os dois projetos, somando 88 turbinas, vêm sendo duramente criticados por grupos ambientalistas, de agricultores e indígenas.
Eles temem um forte impacto nos frágeis ecossistemas do estado do Acre e em toda a Amazônia.
A preocupação atravessou a fronteira. A Bolívia pediu informações ao Brasil sobre o complexo hidrelétrico, que será um dos maiores do mundo do seu tipo. As duas usinas fazem parte do Plano de Aceleração de Crescimento (PAC) do Governo.


17/10/2007

Fonte: UOL Notícias

 

Avisos Licitações

15/07/2024

Processo de licitação para obras no Parque Ecológico Bernardo Sayão, no Lago Sul, é aberto

A Agência de Desenvolvimento do Distrito Federal (...

15/07/2024

Licitação para aluguel de 400 ônibus para São José dos Campos (SP) fracassa pela quinta vez

A tentativa de São José dos Campos, no interior de...

15/07/2024

Prefeitura vai contratar projetos de mais 70 ruas para pavimentação urbana e rural

Concórdia – O prefeito de Concórdia, Rogério Pache...
Notícias Informativo de Licitações
Solicite Demonstração Gratuita