São Paulo, 17 set (EFE).- Nesta ano, o Brasil pretende realizar uma licitação para a construção de dez centrais hidroelétricas, cuja capacidade instalada somará cerca de 4 mil megawatts, informou hoje uma fonte oficial.
O presidente da Empresa de Pesquisa Energética, Mauricio Tolmasquim, detalhou que o Governo apresentou ao Tribunal de Contas três projetos de grandes hidroelétricas e que até 10 de outubro fará o mesmo com o restante, relativos a centrais de menores dimensões.
"Queremos realizar o leilão no máximo até meados de dezembro. O prazo é muito curto e tudo depende ainda que saiam a tempo das licenças ambientais", disse Tolmasquim a jornalistas após um seminário na Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp).
As três grandes centrais e uma das pequenas ficarão no limite sul da floresta amazônica, no rio Teles Pires, no estado do Mato Grosso.
A maior delas, Teles Pires, será localizada em Paranaíta e terá potência de 1.820 megawatts, a segunda maior será a da localidade de São Manoel, com 746 megawatts, e a terceira, a de Sinop, com 461 megawatts, conforme dados do plano de expansão energética do Governo.
Quatro das centrais menores serão instaladas no rio Parnaíba, na divisa dos estados do Piauí e Maranhão e a última, no Rio São Francisco, entre a Bahia e Pernambuco.
Estes projetos se somarão à central hidroelétrica de Belo Monte, licitada em abril, que será erguida na floresta amazônica e será a terceira maior do mundo com potência máxima de 11.233 megawatts.
Atualmente, 85% da energia elétrica do Brasil provêm de centrais hidroelétricas. A política do Governo contempla a construção constante de novas represas para manter nas próximas décadas alto percentual de energia produzida com fontes renováveis.
18/09/2010
17/07/2026
Estado abriu licitação de R$ 20 milhões para construir CAPS I e CER IV em Guanambi
A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) a...17/07/2026
Bonito abre licitação de R$ 5,7 milhões para construir 40 casas populares
A Prefeitura de Bonito, no Agreste de Pernambuco, ...18/07/2026
Eduardo Braga anuncia licitação do Porto de Eirunepé, uma das maiores obras do município
Manaus (AM) – O senador Eduardo Braga anunciou a a...17/07/2026
Empresas têm até o dia 25 de agosto para apresentar propostas em licitação de obras em 10 ruas..
Está marcado para o dia 25 de agosto a abertura da...