Pela primeira vez desde 1999 o governo brasileiro pode não realizar a rodada anual de licitações de áreas de petróleo e gás natural. Mesmo que decida pisar no acelerador, não há mais tempo hábil para cumprir os trâmites burocráticos do evento.
Segundo a assessoria da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), após a eventual aprovação pelo Comitê Nacional de Política Energética (CNPE), a agência precisaria de 122 dias para preparar o leilão e cuidar de trâmites como publicação de editais e realização de audiências públicas, mas faltam praticamente 90 dias para o fim do ano.
Nesta segunda-feira, em um evento de energia elétrica, o presidente da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), Maurício Tolmasquim, disse que não há nenhuma reunião marcada do CNPE para os próximos dias e que não acredita que haverá tempo de realizá-la este ano.
"Pode acontecer, mas não acredito que seja viável por questão de prazos específicos que são exigidos para a preparação de um leilão como este", disse, lembrando que mesmo que houvesse não teria nenhuma área do pré-sal, a cobiçada área que está na mira dos investidores
No mesmo evento, o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, também disse desconhecer se haverá ou não leilão.
Na avaliação do diretor do Centro Brasileiro de Infra-Estrutura, Adriano Pires, se o governo interromper a continuidade dos leilões de áreas petrolíferas dará um péssimo sinal ao mundo.
"Com todo esse 'auê' em torno da mudança do marco, cheios de sinais intervencionistas, e depois de não ter concluído a oitava rodada, não fazer leilão esse ano é mais uma incerteza regulatória", avaliou Pires.
Ele lembrou que a costa da África --onde se suspeita da existência de um grande volume de petróleo na região pré-sal, já que um dia foi unida ao local onde está o pré-sal brasileiro-- tem cada vez despertado mais interesse dos investidores.
"Não é só Angola. Guiné e Serra Leoa também têm falado de grandes campos. Dependendo de como as regras saiam aqui, vão afugentar os investidores para lá", disse o especialista.
"A indústria do petróleo sabe lidar com incertezas regulatórias e as características de cada país, mas vai escolher onde for mais interessante", complementou.
29/09/2009
17/07/2026
Estado abriu licitação de R$ 20 milhões para construir CAPS I e CER IV em Guanambi
A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) a...17/07/2026
Bonito abre licitação de R$ 5,7 milhões para construir 40 casas populares
A Prefeitura de Bonito, no Agreste de Pernambuco, ...18/07/2026
Eduardo Braga anuncia licitação do Porto de Eirunepé, uma das maiores obras do município
Manaus (AM) – O senador Eduardo Braga anunciou a a...17/07/2026
Empresas têm até o dia 25 de agosto para apresentar propostas em licitação de obras em 10 ruas..
Está marcado para o dia 25 de agosto a abertura da...