RIO - A Companhia Botafogo, que administra os negócios do clube de futebol, foi declarada vencedora da licitação para administrar o Estádio Olímpico Municipal João Havelange, o Engenhão, por 20 anos. O valor mensal oferecido foi de R$ 36 mil, atendendo as exigências da prefeitura que originalmente indicara como valor mínimo para fazer a concessão R$ 1.680. O presidente do Botafogo, Bebeto de Freitas, acompanhou a abertura do envelope. O clube vai cuidar do estádio em associação com investidores portugueses.
- O Botafogo hoje está entrando no século XXI. Sei que com sete anos de atraso, mas hoje plantamos o futuro do clube. Os alvinegros têm que botar a bandeira na lapela porque a cachorrada está de volta - disse o entusiasmado presidente Bebeto de Freitas no site oficial do clube.
O Botafogo poderá mandar seus jogos no estádio a partir de 20 de agosto, um dia após o término dos Jogos Parapan-americanos, mas o mais provável é que só atue lá em meados de setembro.
O clube será obrigado a ceder o Engenhão para grandes competições internacionais, tais como Copa do Mundo, Olimpíadas, GPs de Atletismo, e não poderá alterar as medidas do gramado (105m x 68m), a marca mínima permitida pela Fifa.
Bebeto revelou ter vários projetos para o estádio que serão desenvolvidos com o passar do tempo
- Vamos agora nos dedicar ao projeto para o estádio. Temos várias idéias que serão viabilizadas a partir da assinatura do contrato. É lógico que não teremos o estádio pronto imediatamente para operar como imaginamos e queremos. O que, claro, não nos impede de jogar lá assim que possível. Temos uma garantia de que o Botafogo vai continuar vivendo porque quando eu dizia que estávamos perto de fechar as portas era a mais pura verdade - afirmou o dirigente para, em seguida, dividir a vitória com todos no clube.
- Essa é uma conquista de muita gente. Do Conselho Deliberativo, que aprovou em abril de 2003 a Companhia Botafogo, que nos habilitou a participar da licitação e nos permite estar agora comemorando o estádio, de quem trabalhou sabendo que não tinha garantia de receber salário no final do mês e de um grupo de jogadores que sofreu com atraso de pagamento e falta de estrutura.
O Alvinegro foi o único a fazer proposta para comandar o estádio. No início, Botafogo, Flamengo e Fluminense demonstraram interesse em ficar com o Engenhão. Com o tempo, o Rubro-negro desistiu e nos últimos dias o Tricolor saiu da licitação por não concordar com alguns termos do edital.
Na noite de terça-feira, o Vasco, mesmo já contando com o estádio de São Januário, se mostrou interessado em participar da licitação. No entanto, na hora da entrega dos envelopes, apenas o Botafogo apresentou proposta.
Botafogo e Fluminense fizeram a inauguração do estádio no dia 30 de julho em clássico disputado pelo Campeonato Brasileiro . Na ocasião, o Alvinegro levou a melhor vencendo o jogo por 2 a 1, com dois gols de Dodô. O atacante tricolor Alex Dias foi o autor do primeiro gol do estádio.
03/08/2007
11/09/2024
Prefeitura de Maringá lança nova licitação para tentar recuperar nível do lago do Parque do Ingá
Para tentar restabelecer o nível da água do lago d...11/09/2024
Tribunal de Contas do Acre publica aviso de licitação; confira na íntegra
O Tribunal de Contas do Estado do Acre (TCE-AC) pu...11/09/2024
Aliel celebra abertura de licitação de nova torre do HU-UEPG
O candidato à Prefeitura de Ponta Grossa, Aliel Ma...10/09/2024
Senado aprova regras excepcionais para licitações após desastres climáticos
O Senado aprovou nesta terça-feira (10) o projeto ...