O governo boliviano pode reabrir a licitação para a exploração da rica mina de ferro de Mutún, no extremo leste do país e fronteira com o Brasil, até agora concedida à siderúrgica indiana Jindal Steel & Power, afirmou o ministro de Minas da Bolívia, Guillermo Dalence.
"Se não conseguirmos um bom acordo e outras empresas nos oferecerem mais vantagens, analisaremos uma forma jurídica para encerrar o contrato e otimizar a renda para o Estado", declarou o ministro, em entrevista publicada nesta segunda-feira pelo jornal El Deber de Santa Cruz (leste).
A empresa indiana quer pagar somente a metade dos cinco dólares por milhão de BTU (unidade térmica britânica) que o Executivo exige.
Além disso, o governo pede uma garantia de 100 milhões de dólares, mas o consórcio privado tem sido reticente em cumprir com esta exigência legal prévia.
A mina de Mutún, localizada na localidade de Puerto Suárez, era explorada pela siderúrgica brasileira EBX, do empresário Eike Batista. No entanto, em abril do ano passado, o governo boliviano expulsou a companhia do país, por considerar que esta presença contrariava as normas nacionais.
Segundo Dalence, há empresas chinesas interessadas na exploração da mina, com reservas estimadas em 40 bilhões de toneladas de ferro e 10 bilhões de toneladas de magnésio.
No fim de semana, moradores da região se declararam em estado de alerta e ameaçaram pressionar o governo caso a conclusão deste projeto de exploração seja adiado.
O contrato Bolívia-Jindal, assinado em julho passado, determina um prazo de operações de 40 anos e investimentos de 2,1 bilhões de dólares nos primeiros dez anos.
De acordo com estimativas preliminares, o projeto deve gerar receita de 200 milhões de dólares ao Estado, além de criar 6.700 empregos diretos e 15.000 indiretos.
22/01/2007
02/06/2026
Prefeitura de Joinville lança licitação para implementação do Parque Porto Cachoeira Setor Beira Rio
A Prefeitura de Joinville publica nesta terça-feir...02/06/2026
Aberta licitação para construção de passarelas no Igapó
A Prefeitura de Londrina publicou edital para sele...02/06/2026
Gasoduto do Sergipe Águas Profundas terá licitação este ano
A Petrobras vai lançar ainda este ano a licitação ...02/06/2026
MPDFT abre licitação para serviços de estruturação de eventos e montagem de estruturas
O Ministério Público do Distrito Federal e Territó...