O governo boliviano pode reabrir a licitação para a exploração da rica mina de ferro de Mutún, no extremo leste do país e fronteira com o Brasil, até agora concedida à siderúrgica indiana Jindal Steel & Power, afirmou o ministro de Minas da Bolívia, Guillermo Dalence.
"Se não conseguirmos um bom acordo e outras empresas nos oferecerem mais vantagens, analisaremos uma forma jurídica para encerrar o contrato e otimizar a renda para o Estado", declarou o ministro, em entrevista publicada nesta segunda-feira pelo jornal El Deber de Santa Cruz (leste).
A empresa indiana quer pagar somente a metade dos cinco dólares por milhão de BTU (unidade térmica britânica) que o Executivo exige.
Além disso, o governo pede uma garantia de 100 milhões de dólares, mas o consórcio privado tem sido reticente em cumprir com esta exigência legal prévia.
A mina de Mutún, localizada na localidade de Puerto Suárez, era explorada pela siderúrgica brasileira EBX, do empresário Eike Batista. No entanto, em abril do ano passado, o governo boliviano expulsou a companhia do país, por considerar que esta presença contrariava as normas nacionais.
Segundo Dalence, há empresas chinesas interessadas na exploração da mina, com reservas estimadas em 40 bilhões de toneladas de ferro e 10 bilhões de toneladas de magnésio.
No fim de semana, moradores da região se declararam em estado de alerta e ameaçaram pressionar o governo caso a conclusão deste projeto de exploração seja adiado.
O contrato Bolívia-Jindal, assinado em julho passado, determina um prazo de operações de 40 anos e investimentos de 2,1 bilhões de dólares nos primeiros dez anos.
De acordo com estimativas preliminares, o projeto deve gerar receita de 200 milhões de dólares ao Estado, além de criar 6.700 empregos diretos e 15.000 indiretos.
22/01/2007
19/01/2026
Saúde de Londrina prepara licitação para contratar 16 leitos para internações involuntárias
A secretária de Saúde, Vivian Feijó, confirmou que...19/01/2026
Licitação de R$ 114 vai garantir asfaslto na MT-270 em Guiratinga
O governo de Mato Grosso deu o sinal verde para um...19/01/2026
Licitação prevê asfalto e drenagem em avenida estratégica de VG; confira
A Alameda Júlio Muller, em Várzea Grande, deverá p...18/01/2026
Codeba aprova abertura de licitação pra dragagem do canal portuário
A continuidade da dragagem no canal portuário do r...