Bolívia muda termos de licitação de mina de El Mutun


LA PAZ - O presidente boliviano, Evo Morales, disse na sexta-feira que seu governo decidiu mudar os termos da licitação para o gigante projeto de minério de ferro de El Mutun. Ele alegou que pretende promover a exportação de aço, não somente a venda de matérias-primas.
Morales, eleito sob promessas de aumentar o controle estatal sobre os recursos minerais do país, insistiu que o processo de licitação seguirá adiante como planejado.
'Temos um compromisso e queremos manter nosso compromisso de garantir o processo de licitação (de El Mutun) e a pedido de... muitas pessoas e das autoridades de Santa Cruz, é necessário melhorar a lista de condições', disse Morales a jornalistas, segundo a agência de notícias estatal ABI.
Ele acrescentou que quer incluir uma condição que permita a industrialização do aço na Bolívia, em vez da simples venda de minerais.
O governo negou informações divulgadas na imprensa sugerindo que a abertura dos envelopes da licitação, marcada para a semana que vem, seria adiada pela alteração da lista de condições.
'O gabinete não tentou na noite passada adiar a licitação para El Mutun para melhorar a lista de condições', disse Morales a jornalistas.
O processo licitatório para El Mutun-- uma área de 60 quilômetros quadrados próxima a fronteira brasileira, na província boliviana de Santa Cruz-- tem sido considerado um teste sobre qual abordagem o novo governo esquerdista dará aos contratos do setor de mineração.
Acredita-se que El Mutun tenha os maiores depósitos de minério de ferro da América Latina e pode gerar até 200 milhões de dólares em exportações por ano.
Informações preliminares dão conta que, entre as empresas interessadas, estão as brasileiras Companhia Vale do Rio Doce e Sidersul, a indiana Jindal Steel, a alemã Lurgi AG, a anglo-australiana Rio Tinto e a argentina Techint. (Reportagem de Helen Popper)


20/02/2006

Fonte: Reuters

 

Curso Licitações

22/04/2024

Administração de Araranguá avança com processo de licitação do serviço funerário

Em entrevista exclusiva à Rádio Araranguá, no prog...

22/04/2024

Paraíso das Águas abre licitação para contratar empresa de coleta de resíduos hospitalares

Prefeitura de Paraíso das Águas, município localiz...

22/04/2024

Licitação para construção do Centro Especializado em Reabilitação em Santa Cruz é aberta

Na busca por aprimorar e ampliar os serviços de sa...

22/04/2024

Sede da Guarda Municipal de Volta Redonda será reformada

A Guarda Municipal de Volta Redonda terá sua sede,...
Notícias Informativo de Licitações
Solicite Demonstração Gratuita