Bolívia garante licitação de projeto de minério de El Mutún


LA PAZ - Horas depois de um insólito sequestro de três ministros bolivianos, o governo do país anunciou nesta quarta-feira que prosseguirá a licitação do gigantesco projeto de ferro de El Mutún.
A exploração em El Mutún não será afetada pela mobilização dos habitantes da cidade de Puerto Suárez, no sudeste do país. Eles defendem um projeto siderúrgico paralelo, disse o ministro do Planejamento da Bolívia, Carlos Villegas, em entrevista coletiva.
Villegas foi um dos três ministros sequestrados na terça-feira em Puerto Suárez, liberados após uma operação policial e militar relâmpago na madrugada de quarta-feira, como consequência dos protestos iniciados nessa cidade que faz fronteira com o Brasil, a cerca de 1.800 quilômetros de La Paz.
Depois de voltar a La Paz, o ministro confirmou para 28 de abril uma reunião com as empresas internacionais interessadas em El Mutún e disse que em 5 de maio será publicado o projeto final da licitação, que incluirá exploração mineradora e instalações siderúrgicas, ambas próximas a Puerto Suárez, e uma via férrea até o rio Paraguai.
"Ratificamos o calendário. O processo de licitação não será interrompido sob nenhuma circunstância", acrescentou.
O ministro salientou que trata-se do único projeto siderúrgico que impulsiona o governo do presidente Evo Morales no distrito oriental de Santa Cruz.
Ele esclareceu que "outro problema totalmente diferente é o da empresa brasileira EBX", que começou a construção de instalações siderúrgicas nas proximidades de Puerto Suárez sem contar com permissão governamental.
Villegas insistiu na opinião oficial de que o projeto da EBX é ilegal porque não tem licenças ambientais nem está respaldado por uma lei expresa, como obrigatório por se tratar de uma obra em uma região de fronteira.
Villegas e os colegas Celinda Sosa, de Desenvolvimento Econômico, e Walter Villarroel, da Mineração, haviam sido enviados por Morales a Puerto Suárez para explicar a recusa do governo boliviano ao projeto siderúrgico da EBX.


19/04/2006

Fonte: Reuters

 

Curso Licitações

24/07/2024

Cursos Presenciais - Nova Lei de Licitação e Contratação Pública - Florianópolis/SC

O Curso Presencial da Nova Lei de Licitação e Cont...

26/07/2024

Uiraúna anuncia licitação de R$ 256 mil para exames e laudos médicos

A prefeita do município de Uiraúna, Leninha Romão,...

26/07/2024

Governo de SP abre licitação para a concessão da Raposo Tavares

O governo de Tarcísio de Freitas, por meio da Agên...

25/07/2024

Governo autoriza licitação para construção de novo centro de excelência em Japaratuba

Na programação da 31ª edição do ‘Sergipe é aqui’, ...
Notícias Informativo de Licitações
Solicite Demonstração Gratuita