Bolívia garante licitação de projeto de minério de El Mutún


LA PAZ - Horas depois de um insólito sequestro de três ministros bolivianos, o governo do país anunciou nesta quarta-feira que prosseguirá a licitação do gigantesco projeto de ferro de El Mutún.
A exploração em El Mutún não será afetada pela mobilização dos habitantes da cidade de Puerto Suárez, no sudeste do país. Eles defendem um projeto siderúrgico paralelo, disse o ministro do Planejamento da Bolívia, Carlos Villegas, em entrevista coletiva.
Villegas foi um dos três ministros sequestrados na terça-feira em Puerto Suárez, liberados após uma operação policial e militar relâmpago na madrugada de quarta-feira, como consequência dos protestos iniciados nessa cidade que faz fronteira com o Brasil, a cerca de 1.800 quilômetros de La Paz.
Depois de voltar a La Paz, o ministro confirmou para 28 de abril uma reunião com as empresas internacionais interessadas em El Mutún e disse que em 5 de maio será publicado o projeto final da licitação, que incluirá exploração mineradora e instalações siderúrgicas, ambas próximas a Puerto Suárez, e uma via férrea até o rio Paraguai.
"Ratificamos o calendário. O processo de licitação não será interrompido sob nenhuma circunstância", acrescentou.
O ministro salientou que trata-se do único projeto siderúrgico que impulsiona o governo do presidente Evo Morales no distrito oriental de Santa Cruz.
Ele esclareceu que "outro problema totalmente diferente é o da empresa brasileira EBX", que começou a construção de instalações siderúrgicas nas proximidades de Puerto Suárez sem contar com permissão governamental.
Villegas insistiu na opinião oficial de que o projeto da EBX é ilegal porque não tem licenças ambientais nem está respaldado por uma lei expresa, como obrigatório por se tratar de uma obra em uma região de fronteira.
Villegas e os colegas Celinda Sosa, de Desenvolvimento Econômico, e Walter Villarroel, da Mineração, haviam sido enviados por Morales a Puerto Suárez para explicar a recusa do governo boliviano ao projeto siderúrgico da EBX.


19/04/2006

Fonte: Reuters

 

Curso Licitações

15/04/2024

CPTM abre nova licitação para manutenção de nove trens da série 9000

A CPTM – Companhia Paulista de Trens Metropolitano...

15/04/2024

Sorriso: prefeito diz que 5ª licitação é preparada e policlínica deve ser hospital

O prefeito Ari Lafin (PSDB) anunciou, hoje, que a ...

15/04/2024

Licitação para reconstrução da Ponte do bairro 25 de Julho será lançada até o fim de abril em..

Até o fim desta semana deve ser encaminhado para o...

15/04/2024

Licitação do viaduto de acesso à Planaltina tem data marcada

O Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito ...
Notícias Informativo de Licitações
Solicite Demonstração Gratuita