Bolívia garante licitação de projeto de minério de El Mutún


LA PAZ - Horas depois de um insólito sequestro de três ministros bolivianos, o governo do país anunciou nesta quarta-feira que prosseguirá a licitação do gigantesco projeto de ferro de El Mutún.
A exploração em El Mutún não será afetada pela mobilização dos habitantes da cidade de Puerto Suárez, no sudeste do país. Eles defendem um projeto siderúrgico paralelo, disse o ministro do Planejamento da Bolívia, Carlos Villegas, em entrevista coletiva.
Villegas foi um dos três ministros sequestrados na terça-feira em Puerto Suárez, liberados após uma operação policial e militar relâmpago na madrugada de quarta-feira, como consequência dos protestos iniciados nessa cidade que faz fronteira com o Brasil, a cerca de 1.800 quilômetros de La Paz.
Depois de voltar a La Paz, o ministro confirmou para 28 de abril uma reunião com as empresas internacionais interessadas em El Mutún e disse que em 5 de maio será publicado o projeto final da licitação, que incluirá exploração mineradora e instalações siderúrgicas, ambas próximas a Puerto Suárez, e uma via férrea até o rio Paraguai.
"Ratificamos o calendário. O processo de licitação não será interrompido sob nenhuma circunstância", acrescentou.
O ministro salientou que trata-se do único projeto siderúrgico que impulsiona o governo do presidente Evo Morales no distrito oriental de Santa Cruz.
Ele esclareceu que "outro problema totalmente diferente é o da empresa brasileira EBX", que começou a construção de instalações siderúrgicas nas proximidades de Puerto Suárez sem contar com permissão governamental.
Villegas insistiu na opinião oficial de que o projeto da EBX é ilegal porque não tem licenças ambientais nem está respaldado por uma lei expresa, como obrigatório por se tratar de uma obra em uma região de fronteira.
Villegas e os colegas Celinda Sosa, de Desenvolvimento Econômico, e Walter Villarroel, da Mineração, haviam sido enviados por Morales a Puerto Suárez para explicar a recusa do governo boliviano ao projeto siderúrgico da EBX.


19/04/2006

Fonte: Reuters

 

Curso Licitações

01/01/2024

Cursos On Line AO VIVO - Nova Lei de Licitação e Contratação Pública

O Curso On Line Ao Vivo da Nova Lei de Licitação e...

29/01/2024

Curso On Line - Ao Vivo de Formação de Analista de Licitação e Contratação Pública

O Curso de formação Analista de Licitação ONLINE A...

15/03/2024

Cursos Presenciais - Nova Lei de Licitação e Contratação Pública - Florianópolis/SC

O Curso Presencial da Nova Lei de Licitação e Cont...

19/04/2024

Orçada em R$ 3 milhões: Paço marca licitação para obra de alargamento da Av. dos Estudantes

A prefeitura marcou, para o próximo dia 30, a lici...
Notícias Informativo de Licitações
Solicite Demonstração Gratuita