As “laranjinhas”, como são carinhosamente conhecidas, estão tomando conta da cidade. Se você ainda não andou nelas, certamente conhece alguém que já utilizou o Bike Poa, sistema de bicicletas compartilhadas. Criado no dia 22 de setembro de 2012 (data alusiva ao Dia Mundial Sem Meu Carro), pela prefeitura, por intermédio da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), o projeto já faz parte da rotina de muitos porto-alegrenses e os números são animadores.
Desde o início da implantação – Atualmente, o projeto conta com 40 estações e 400 bikes. Já foram realizadas mais de 540 mil viagens. Ao todo, 1.457 milhão de quilômetros percorridos pelos usuários, o equivalente a 36 voltas ao mundo. Um total de 202,56 toneladas de dióxido de carbono não emitidos na atmosfera, contribuindo para um ambiente mais saudável.
Todas as 40 estações de bicicletas estão próximas a pontos de ônibus, estações de metrô ou até mesmo do catamarã. “Nosso objetivo com o projeto era promover a intermodalidade, dando a possibilidade ao usuário de utilizar a bicicleta integrada com o ônibus, por exemplo. Acreditamos que está dando certo e a população está aprovando”, afirma Vanderlei Cappellari, diretor-presidente da EPTC. “Outra característica muito importante, e que demonstra que o sistema está contribuindo como uma real alternativa de transporte, é que 53,1% das viagens são realizadas nos dias de semana, sendo que 25% utilizam para se deslocar ao trabalho”, conclui.
A expectativa da EPTC é que até meio do ano uma nova licitação para o serviço de bikes compartilhadas seja lançada, com a possibilidade de ampliação das estações para outras regiões da cidade.
Perfil dos usuários – São 125 mil cadastrados no site do Bike Poa, desses 51,6% são homens e 48,4% mulheres, a maioria (45,9%) entre 25 e 34 anos. Um total de 56,3% trabalha em tempo integral. A estação com maior procura é a da Usina do Gasômetro, seguida por Redenção (próximo av. Osvaldo Aranha) e Largo Zumbi dos Palmares.
A localização das estações Bike Poa e outras informações podem ser obtidas no site http://www.mobilicidade.com.br/bikepoa ou no fone (51) 4003-5062.
19/01/2015
04/12/2025
Abertura de licitação prevê compra de nova ambulância para Rolim de Moura
A Prefeitura de Rolim de Moura anunciou a abertura...04/12/2025
Prefeitura de BH abre licitação para ampliar vagas de estacionamento rotativo
A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da BHTran...04/12/2025
Codeba abre licitação para obras em porto de Ilhéus; valor não foi informado
A Companhia das Docas do Estado da Bahia (Codeba) ...03/12/2025
Estado firma convênios e autoriza licitação para obras de infraestrutura em 14 municípios baianos
O Governo da Bahia anunciou, nesta quarta-feira (3...