A cada volta do ponteiro de minutos um motorista é flagrado pela fiscalização eletrônica por dirigir acima da velocidade permitida em Belo Horizonte. Os números são do Departamento Estadual de Trânsito de Minas Gerais (Detran) e se referem ao primeiro semestre deste ano. E a expectativa é de que aumentem a partir de fevereiro de 2014, quando novos radares começarem a fiscalizar outros 71 pontos em sistema de rodízio.
O excesso de velocidade flagrado pelos 77 olhos eletrônicos em atividade administrados pela prefeitura, estado e governo federal gerou mais de 285 mil autuações. A maioria (93%) não ultrapassou em 20% o limite de velocidade. As infrações são cometidas por motoristas que excederam entre 20% e 50% do permitido e aos condutores que abusaram mais, chegando a mais de 50% acima da velocidade regulamentada.
Entre os aparelhos que fornecem dados ao Detran e entram nas estatísticas da capital estão 53 da BHTrans (50 fixos e três móveis), 20 do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) no Anel Rodoviário e BR-356 e sete do Departamento de Estradas de Rodagem (DER/MG), nas MGs 10 e 20 e na MGC-262.
A BHTrans publicou na sexta-feira edital de licitação para contratar uma empresa que vai fornecer tecnologia para fiscalizar 37 locais, além de 34 que receberão estruturas adicionais para garantir o rodízio dos equipamentos. Dos 37 endereços que receberão radares, as avenidas Antônio Carlos e Cristiano Machado concentram 28, sendo 14 em cada uma. Um dos pontos que serão fiscalizados é o trecho da Antônio Carlos entre a Rua Amadeu Quaglia e o Viaduto República do Congo, no Bairro Cachoeirinha, Região Nordeste.
Apesar do abuso facilmente constatado em locais sem redutores de velocidade, em outros, mesmo com radares, a alta velocidade persiste. Segundo a BHTrans, o equipamento que mais flagra os apressados está na Avenida Cristiano Machado, 214, Bairro Floresta, no sentido Centro/bairro. O barulho dos pneus cortando o asfalto chega a assustar e muitos acabam surpreendidos pelo equipamento conhecido como pardal posicionado a poucos metros do túnel, quando já não dá mais tempo de reduzir e evitar a autuação.
23/10/2013
17/01/2026
Limeira abre licitação para apreensão de animais por R$ 246 mil
A Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria Mu...16/01/2026
Estado publica licitação para reforma e ampliação da unidade da HEMOBA em Brumado
A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) p...17/01/2026
Amambai lança licitação de R$ 12,8 milhões para renovar frota de veículos
A Prefeitura de Amambai, a 338 km de Campo Grande,...16/01/2026
Prefeitura lança licitação para pavimentar a Vila Mezzomo
Ponta Grossa lança, neste mês, a primeira de uma s...