A Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) abriu na última quinta-feira (18/7) licitação para a locação de cinco banheiros públicos automatizados e autolimpantes. Os equipamentos possivelmente serão instalados no Centro da cidade. Um estudo da Secretaria Municipal de Política Urbana (SMPU) definiu 18 possíveis locais para a instalação (confira abaixo).
A empresa vencedora do certame será responsável pela locação, instalação, operação e manutenção dos banheiros públicos. O contrato será de 12 meses, podendo ser prorrogado a até no máximo cinco anos.
Atualmente, BH tem apenas quatro banheiros públicos em funcionamento, todos na Orla da Lagoa da Pampulha. Outros três foram desativados, de acordo com a PBH, devido a depredações.
Como serão os banheiros
Conforme diz o edital da licitação, que terá sessão pública dia 7/8, os banheiros públicos que serão contratados deverão ter quatro características primordiais:
Ser automatizados, dispondo de portas automáticas acionadas por botoeiras e de sensores de presença para acionamento da iluminação, torneiras, dispensadores de sabonetes e secadores de mão;
Ser autolimpantes, contando com sistemas automáticos de limpeza do piso e da bacia sanitária, por meio de aspersão de água e produto químico de limpeza;
Ser antivandalismo, utilizando materiais e tecnologias específicas para resistir a danos intencionais. Devem dispor, por exemplo, de estruturas em aço inoxidável, como pias e vaso sanitário, não sendo permitido equipamentos em louça/porcelana;
Ser sustentáveis, promovendo uso eficiente de água e energia elétrica, por meio de torneiras com sensor de presença e outros dispositivos
O custo mensal estimado para cada banheiro é de R$ 18,7 mil reais por mês. A operação das cinco unidades devem custar cerca de R$ 1,1 milhão por ano.
Como será a operação
O funcionamento regular dos banheiros públicos deverá ser de 6h às 22h, todos os dias da semana, incluindo sábados, domingos e feriados, mas esses horários poderão ser flexibilizados em situações específicas, como aumento ou diminuição da demanda, eventos especiais, shows, feiras, entre outros.
A segurança e a higiene dos banheiros serão de responsabilidade da empresa contratada, que também deverá fornecer insumos como desinfetantes e papel higiênico. Os custos de água, esgoto e energia para a operação ficarão a cargo da prefeitura.
Onde serão instalados
Ainda não foi decidido em quais lugares os banheiros públicos serão instalados, mas a Secretaria Municipal de Política Urbana (SMPU) definiu 18 locais possíveis. Todos estão dentro do perímetro do Programa Centro de Todo Mundo, iniciativa que visa revitalizar a região central da cidade. Entre os locais possíveis estão as imediações da Rua Sapucaí, da Praça da Rodoviária, da Estação Central, no quarteirão fechado da Praça Sete e dentro do Parque Municipal.
De acordo com a PBH, os estudos para a seleção destes locais foram feitos considerando diversos critérios, incluindo a disponibilidade de espaço para a circulação de pedestres, a visibilidade do trânsito, a visada de bens tombados, o acesso a redes de água e esgoto, a topografia e a proximidade a equipamentos que possuam um grande movimento de pessoas
19/07/2024
04/12/2025
Prefeitura remarca para fevereiro abertura de licitação para obras no Bairro Élisson Prieto
A Prefeitura de Uberlândia marcou para o dia 2 de ...04/12/2025
Abertura de licitação prevê compra de nova ambulância para Rolim de Moura
A Prefeitura de Rolim de Moura anunciou a abertura...04/12/2025
Prefeitura de BH abre licitação para ampliar vagas de estacionamento rotativo
A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da BHTran...04/12/2025
Codeba abre licitação para obras em porto de Ilhéus; valor não foi informado
A Companhia das Docas do Estado da Bahia (Codeba) ...