BRASÍLIA - O Banco do Brasil (BB) fará, até o fim do ano, uma grande licitação para contratar serviços de um provedor de telecom. Com isso, o banco deixará de ser operador de rede para investir em um contrato de serviços de telecomunicações, o que permitirá um salto tecnológico, segundo o vice-presidente de tecnologia e infra-estrutura, José Luiz Cerqueira César.
O BB, segundo Cerqueira César, não vai terceirizar a inteligência em tecnologia de informação, mas apenas os recursos técnicos envolvidos no processo. Como a licitação do BB será feita pela modalidade pregão, em que ganha o fornecedor que oferecer o menor preço, o banco espera gastar o mesmo que atualmente, mas com um maior portfólio de serviços.
- O banco não será mais o construtor e operador da rede, mas não abre mão de formular a política de segurança. Será um sistema de co-gestão com as vencedoras da licitação, em que deverá ser dado um tratamento corporativo em termos de segurança, envolvendo até o aspecto predial das agências - disse ele.
Com a terceirização, o BB terá como preocupações centrais gerir os contratos, garantir a evolução tecnológica e o atendimento da demanda para os usuários da rede, e, sobretudo, formular e acompanhar as políticas de segurança.
O vice-presidente do BB participou do III Telecom - Fórum de Telecomunicações para o Sistema Financeiro, promovido pela Associação Brasileira de Bancos Comerciais Estaduais (Asbace).
Entre as vantagens da terceirização, segundo ele, está a flexibilidade que o novo sistema propiciará. Com a nova rede, uma nova e mais moderna tecnologia estará disponível, o que reduzirá o risco de problemas, além de permitir a implementação de novos recursos e serviços. Como resultado, ganhos para os clientes. A previsão é de que o novo sistema possa estar em operação em 12 meses após a licitação.
01/10/2003
04/12/2023
Visan lança edital de licitação da segunda etapa da estação de tratamento de água
A Videira Saneamento (Visan) realizará mais um inv...04/12/2023
Ginásio de Esportes de Sobradinho terá banheiros e vestiários reformados
Está agendada para o dia 19, às 14h, a abertura de...04/12/2023
MCid abre licitação de R$ 20 milhões para agência de comunicação institucional
No escopo, o relacionamento do órgão encabeçado po...04/12/2023
Câmara pagará 2,7 milhões para ter voto eletrônico e modernizar plenário
A Câmara Municipal de Campo Grande abriu licitação...