Banco Central suspende licitação para pesquisa de opinião pública


BRASÍLIA - Após ter recebido informações de que a única empresa que teria chegado ao fim de um processo de licitação teria apresentado documentação irregular, o Banco Central (BC) suspendeu temporariamente a seleção na última segunda-feira, dia 29 de maio. O objetivo do BC é contratar, por R$ 3 milhões, em um período de 12 meses, uma firma para realizar serviços de pesquisa qualitativa e quantitativa de opinião pública, assim como o fornecimento de relatórios e a apresentação de resultados. O prazo pode ser prorrogado por mais 60 meses.

Segundo a ata da última reunião da Comissão Permanente de Licitações do BC, a empresa Virtu Análise e Estratégia, desclassificada na fase de habilitação, questionou formalmente a fidedignidade de documentos apresentados pela empresa vencedora, a Meta Instituto de Pesquisa de Opinião, na fase de propostas técnicas, segunda etapa do processo antes da abertura da oferta de preços. Diante disso, a concorrência foi suspensa, com prazo de cinco dias para a Meta apresentar sua defesa.

“Tão logo as peças apresentadas sejam analisadas e julgadas, a Comissão comunicará as decisões e eventuais providências às licitantes”, diz um trecho da ata da reunião em que se decidiu pela suspensão.

Em nota, o BC diz que “não houve falha da Comissão de Licitação” e que a análise dos documentos apresentados foi realizada de acordo com a legislação vigente. A instituição esclareceu que esse tipo de pesquisa tem por objetivo subsidiar a formulação e a execução de políticas públicas.

“No momento, a licitação está suspensa, antes da abertura dos envelopes de preços, para a realização de novas diligências de verificação da autenticidade da documentação, em razão de novos elementos e informações, trazidos a conhecimento da Comissão de Licitação pela referida denúncia”, informou a autoridade monetária no comunicado.


03/06/2017

Fonte: Globo.Com

 

Curso Licitações

05/03/2026

Prefeitura lança licitação para construção de Estações Elevatórias de Macrodrenagem na Margem..

A Prefeitura de Tubarão vai ampliar a proteção con...

05/03/2026

CPTM abre nova licitação para obras da Linha 13-Jade até o centro

Nesta quinta-feira, 5, a Companhia Paulista de Tre...

03/03/2026

Nova Veneza vai restaurar a Ponte dei Morosi: 'O amor pode ser eterno, mas exige manutenção'

A Prefeitura de Nova Veneza fará a restauração de ...

04/03/2026

Prefeitura lança edital de licitação para construção do Hospital Municipal na próxima semana

A Prefeitura de Feira de Santana vai publicar, na ...
Notícias Informativo de Licitações
Solicite Demonstração Gratuita