A assessoria do BB informou que os consultores foram contratados com a dispensa de licitação porque o banco não contava com a experiência necessária para o tipo de projeto e porque os marcos legais de operação com microcrédito eram recentes. Ou seja, havia a necessidade de ter profissionais com "saber específico" para adaptar a atuação da instituição às novas regras.
A assessoria informou também que os três contam com notório saber em suas respectivas áreas: suporte em planejamento financeiro, marketing e tecnologia.
As normas para a concessão obrigatória de microcrédito foram anunciadas pelo governo somente na segunda metade de 2003, pouco antes da criação do BPB.
Ivan Guimarães, presidente do BPB, explica que microcrédito é diferente da concessão de crédito que o BB faz. "O BB só concede crédito para clientes. Quando começamos a estudar [a implantação do BPB], concluímos que precisávamos ter pessoas de cartão de crédito, que tivessem familiaridade com esse mercado. Então fizemos uma lista [de consultores], entrevistamos um e outro e acabamos fechando nesses três nomes."
O microcrédito para pessoa física é concedido por meio de utilização de cartão magnético. O BB atua nessa área por intermédio de correspondentes bancários, como padarias e supermercados. Mesmo não-clientes podem tomar esse crédito.
De acordo com o presidente do BPB, o salário dos consultores foi definido de acordo com a remuneração de executivos sêniores, pois todos têm mais de 20 anos de experiência.
16/11/2004
18/04/2026
Sebrae/AC abre licitação para serviços de manutenção
O SEBRAE/AC publicou o Aviso de Licitação referent...17/04/2026
Joinville diz ao MP quando pretende lançar primeira licitação do transporte coletivo
A prefeitura de Joinville pretende lançar a primei...17/04/2026
Antônio João divulga licitação para obra de Escola de Tempo Integral
A Prefeitura de Antônio João divulgou a licitação ...17/04/2026
Casas do bairro Satélite serão regularizadas; licitação é publicada
A Prefeitura de Teresina publicou aviso de licitaç...