A prefeitura de Balneário Camboriú lança nesta sexta-feira o edital de licitação do molhe do Pontal Norte. O valor de referência é de R$ 3,6 milhões, para uma estrutura de 300 metros que vai adentrar a Praia Central.
A principal função do novo molhe será servir de apoio à obra de alargamento da faixa de areia, prevista para sair no ano que vem. Mas o prefeito Fabrício Oliveira (PSB) diz que a ideia é torná-lo uma nova atração turística, semelhante ao molhe da Barra Sul.
O projeto de urbanização ainda deve sofrer modificações e detalhamento pela empresa que vencer a licitação. Mas a proposta é que haja algum atrativo na ponta do molhe _ o pré-projeto sugere uma obra de arte.
A expectativa é que a obra inicie logo após a temporada de verão, um pouco antes das obras de alargamento. De acordo com o prefeito, o molhe já tem licença ambiental e houve estudos de inclinação, trajeto e medidas para evitar qualquer transtorno à orla e às praias vizinhas.
Sem água suja
Questionado sobre a possibilidade das águas do Rio Marambaia _ hoje poluídas _ serem direcionadas, pelo molhe, a outras praias, como a Praia do Coco ou a Praia Brava, em Itajaí, ele diz que não há risco.
_ A intenção não é levar água suja para a frente. Não trato o molhe como uma obra ambiental, mas turística. Quanto à questão ambiental temos que fazer a nossa parte _ afirmou.
Esta semana a prefeitura e a Empresa Municipal de Água e Saneamento (Emasa) estão lacrando uma série de esgotos irregulares que vinham caindo no rio. Na segunda-feira foi um hotel e uma lavação de carros. Na terça foi a vez de um condomínio, onde a ligação foi feita de maneira incorreta após uma obra.
Paralelo ao molhe, a prefeitura espera fazer no ano que vem o redimensionamento da rede de esgoto, passando a estrutura por dentro da tubulação de drenagem da água da chuva que permeia a Avenida Atlântica. A expectativa é que, com melhoria na coleta, o volume de tratamento de efluentes também aumente.
05/12/2018
19/01/2026
Saúde de Londrina prepara licitação para contratar 16 leitos para internações involuntárias
A secretária de Saúde, Vivian Feijó, confirmou que...19/01/2026
Licitação de R$ 114 vai garantir asfaslto na MT-270 em Guiratinga
O governo de Mato Grosso deu o sinal verde para um...19/01/2026
Licitação prevê asfalto e drenagem em avenida estratégica de VG; confira
A Alameda Júlio Muller, em Várzea Grande, deverá p...18/01/2026
Codeba aprova abertura de licitação pra dragagem do canal portuário
A continuidade da dragagem no canal portuário do r...