Baldy prevê licitação do BRT do ABC até dezembro e obras em 2020


O Plano de Mobilidade para o ABC, anunciado em julho pelo governador João Doria (PSDB), foi detalhado ontem pelo secretário estadual dos Transportes Metropolitanos, Alexandre Baldy, em reunião com prefeitos no Consórcio Intermunicipal ABC.

DETALHES
Baldy apresentou detalhes do projeto para implantação do BRT (sigla em inglês para transporte rápido por ônibus) que ligará São Bernardo do Campo à Capital, passando por Santo André e São Caetano do Sul.

Segundo o secretário estadual, a expectativa da Pasta é iniciar as obras do sistema no primeiro semestre de 2020.

TÉCNICOS
Baldy ressaltou que o projeto está sendo aperfeiçoado e terá contribuições de comissão do Consórcio ABC formada inicialmente por secretários e técnicos dos municípios da região e posteriormente por parlamentares e prefeitos.

Estações
“O Governo do Estado de São Paulo está modelando o projeto do BRT para que possa ser licitado até dezembro de 2019.

Inclusive, já houve alteração naquela que foi a divulgação inicial, incluindo algumas estações para que o destino não seja somente a Estação Tamanduateí,

mas sim o terminal Sacomã, integrando com o Expresso Tiradentes, em São Paulo”, afirmou o secretário.

PARADAS
O traçado prevê 20 paradas, sendo 17 nas cidades do ABC e outras três na Capital.

Além de trajetos com embarque e desembarque em todas as estações, o serviço deve contar com viagens expressas,entre o Centro de São Bernardo do Campo e o terminal Sacomã, e semiexpressas, com somente quatro paradas.

O investimento estimado é de R$ 860 milhões, e a previsão é de que a implementação ocorra em 18 meses, a partir do início de sua construção.

CPTM
O pacote para a mobilidade do ABC inclui a modernização da Linha 10-Turqueza da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), que liga a Estação Brás a Rio Grande da Serra,passando também por São Caetano, Santo André, Mauá e Ribeirão Pires.

PIRELLI
A previsão é de que o traçado ganhe nova estação (na região da antiga parada Pirelli, desativada em 2006) e investimentos em composições e sistema elétrico mais eficiente,que deve garantir maior velocidade nas viagens.

METRÔ
O plano da Secretaria Estadual dos Transportes Metropolitanos para o ABC também inclui a construção de uma linha de Metrô que vai ligar a região do Rudge Ramos, em São Bernardo, com o bairro da Lapa,

na zona oeste da capital, sendo alimentada pelo BRT ABC e com integração na Linha 1-Azul do Metrô.

Eficiência
“O Governo do Estado está ampliando a oferta de modais com alta capacidade de transporte de passageiros no ABC.

Isso tudo será acompanhado de perto pelos técnicos das prefeituras, que também darão sugestões a fim de que os projetos tenham a maior eficiência possível”,

afirmou ao final o presidente do Consórcio Intermunicipal do ABC e prefeito de Santo André, Paulo Serra.

MATILDE
A Câmara de São Caetano comemora 15 anos da Companhia da Matilde (Movimento Artístico Para Transformação Integrado Pela Liberdade, Direitos E Entretenimento), companhia de teatro, com ato solene na manhã deste sábado (14), às 10h.

Também no sábado será aberta exposição cenográfica sobre a trajetória do grupo.

A exposição ficará aberta ao público de segunda a sexta, das 8h às 18h, até o dia 28 de setembro.


13/09/2019

Fonte: ABC Repórter

 

Avisos Licitações
Notícias Informativo de Licitações
Solicite Demonstração Gratuita