Bahia reduz a burocracia com nova Lei de licitações


Salvador - Modelo baiano foi apresentado ao Consad e servirá de base para nova lei federal. A legislação baiana, que tornou mais ágil e transparente as licitações públicas no estado, serviu como modelo para o projeto substitutivo à atual lei federal 8.666/93 e de regulamentação do artigo 37, inciso XXI da Constituição Federal, que o Conselho Nacional de Secretários de Estado da Administração (Consad) encaminhou ao Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão.
O documento já foi entregue ao secretário executivo do Ministério, João Bernardo de Azevedo Bringel, e começa a ser discutido em Brasília.
De acordo com a procuradora estadual Leyla Bianca, que, junto com a colega Edite Hupsel, passou duas semanas na capital federal redigindo o texto final do Consad, a proposta do conselho tomou como referências, além da lei baiana, as conclusões de uma série de debates entre representantes dos estados. "O anteprojeto foi elaborado com base nos princípios constitucionais de legalidade, impessoalidade, moralidade, igualdade, publicidade, eficiência, economicidade e probidade administrativa, além dos específicos do procedimento licitatório", explica.
A regulamentação do inciso XXI do artigo 37 da Constituição Federal, segundo a procuradora Leyla, é necessária para que se estabeleçam distinções entre normas gerais de licitações e contratos para a administração pública de todas as unidades da federação, e as normas específicas para a administração federal.


08/02/2006

Fonte: Gazeta Mercantil

 

Avisos Licitações

18/04/2024

Governo abre licitação para recuperar Morro da Serrinha

A Secretaria-Geral da Governadoria de Goiás (SSG) ...

18/04/2024

Governador assina ordem de licitação das obras do Aeroporto Regional nesta sexta

Após uma semana da entrega do projeto técnico de m...

18/04/2024

Licitação para Dragagem no Porto de Ilhéus é publicada no Diário Oficial da União

Foi publicado na edição desta quinta-feira (18) do...

18/04/2024

Licitação da duplicação do trecho urbano da 352 será publicada na semana que vem

A Prefeitura de Pará de Minas deve encaminhar para...
Notícias Informativo de Licitações
Solicite Demonstração Gratuita