O ministro Eliseu Padilha, da Secretaria de Aviação Civil (SAC), disse hoje (3) que espera que, no segundo semestre, o governo possa fazer as primeiras licitações do programa de desenvolvimento da aviação regional.
“Temos um senão no que tange ao andamento do processo, que é o licenciamento ambiental. Esse era o grande nó que tínhamos, e ainda temos, com relação à aviação regional. Por determinação da presidenta [Dilma Rousseff], discutimos longamente com a ministra [do Meio Ambiente] Izabella Teixeira e, junto com ela, estamos construindo um caminho a fim de encurtar esse tempo de licenciamento ambiental para que possamos, no segundo semestre deste ano, ter as primeiras licitações. Se não [saírem] antes, no primeiro semestre”, disse o ministro, que participou da abertura do seminário A Experiência Francesa em Transporte Aéreo Regional e Capacitação em Aviação Civil.
O programa prevê a construção, reforma ou ampliação de 270 aeroportos regionais. Segundo o ministro, 83% desses aeroportos já estão operando de alguma forma, mas não têm o caráter de um aeroporto de padrão internacional.
Sobre a possibilidade de novas concessões, ele informou que há estudos em andamento, de nove grandes aeroportos, para levantar quais deles poderiam ser concedidos à iniciativa privada. “Os estudos estão sendo desenvolvidos na SAC e no Ministério do Planejamento e, tão logo tenhamos uma conclusão, levaremos a proposta à presidenta Dilma para iniciarmos o mais rápido possível o processo de preparação do pregão para a concessão dos aeroportos escolhidos”.
03/03/2015
05/03/2026
Prefeitura abre licitação para obra em galeria no Jardim Imperial
A Prefeitura de São José dos Campos abriu a05/03/2026
Prefeitura lança licitação para construção de Estações Elevatórias de Macrodrenagem na Margem..
A Prefeitura de Tubarão vai ampliar a proteção con...05/03/2026
CPTM abre nova licitação para obras da Linha 13-Jade até o centro
Nesta quinta-feira, 5, a Companhia Paulista de Tre...03/03/2026
Nova Veneza vai restaurar a Ponte dei Morosi: 'O amor pode ser eterno, mas exige manutenção'
A Prefeitura de Nova Veneza fará a restauração de ...