A audiência pública para discutir o modelo de licitação do transporte público de Porto Alegre prevista para esta segunda-feira, no ginásio Tesourinha, acabou não se realizando. Pouco mais de meia hora após seu início, a reunião foi cancelada por conta de rojões e outros objetos arremessados na quadra e a invasão de pessoas que estavam nas arquibancadas.
Logo após um funcionário da prefeitura anunciar o início da audiência, um grupo começou a arrancar a tela que protege a quadra, onde estavam as autoridades. A Guarda Municipal fez um cordão de isolamento para impedir uma invasão em massa e retirou os que já estavam na quadra.
O diretor-presidente da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), Vanderlei Cappellari, se dirigiu ao microfone, mas sua fala era praticamente inaudível devido à acústica falha do Tesourinha. Em seguida, um rojão foi arremessado, e manifestantes entraram em confronto com os guardas. Novos artefatos foram jogados, o que levou a prefeitura a cancelar a audiência. Em entrevista, o vice-prefeito Sebastião Melo disse que não será marcada uma nova reunião.
Não foi a primeira tentativa de debater o assunto. No dia 27 de fevereiro, uma audiência foi cancelada após mais de uma centena de pessoas ter sido barrada na Câmara Municipal. Resolveu-se, então, adiar o evento e transferi-lo para o Tesourinha, onde seria possível receber um público maior. A prefeitura divulgou diversas regras para restringir a entrada de artefatos potencialmente perigosos, mas o ingresso de pessoas portando rojões mostra que o reforço na segurança foi ineficiente.
10/03/2014
05/03/2026
Prefeitura abre licitação para obra em galeria no Jardim Imperial
A Prefeitura de São José dos Campos abriu a05/03/2026
Prefeitura lança licitação para construção de Estações Elevatórias de Macrodrenagem na Margem..
A Prefeitura de Tubarão vai ampliar a proteção con...05/03/2026
CPTM abre nova licitação para obras da Linha 13-Jade até o centro
Nesta quinta-feira, 5, a Companhia Paulista de Tre...03/03/2026
Nova Veneza vai restaurar a Ponte dei Morosi: 'O amor pode ser eterno, mas exige manutenção'
A Prefeitura de Nova Veneza fará a restauração de ...