O Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) e a Secretaria Municipal da Fazenda (SMF) realizaram hoje a Audiência Pública que antecede o Edital para a licitação do novo serviço de coleta seletiva do lixo, a ser implantado em Porto Alegre em 2008. "O importante é que todos os setores envolvidos com a reciclagem e o reaproveitamento do lixo entenderam que o projeto não exclui ninguém. Muito pelo contrário. Visa justamente harmonizar os diversos interesses em benefício da cidade", explica o diretor-geral do DMLU, Mário Moncks.
A nova licitação tem por objetivo qualificar o serviço de Coleta Seletiva em Porto Alegre. A empresa contratada terá a responsabilidade de recolher os resíduos recicláveis e descarregá-los nas unidades de triagem cadastradas no DMLU e na Unidade de Triagem e Compostagem da Lomba do Pinheiro. A freqüência do serviço será ampliada para duas vezes por semana em toda a cidade. Hoje, 11 bairros contam com a coleta bissemanal. Os demais são servidos apenas uma vez por semana. "A ampliação do serviço beneficiará os cidadãos e, conseqüentemente, aumentará a quantidade do material a ser disponibilizado para os trabalhadores nas unidades de triagem, que geram emprego e renda", avalia o coordenador do Grupo de Trabalho da Limpeza Urbana, Roberto Bertoncini.
Será exigida da contratada a utilização de 28 veículos no serviço, incluindo caminhões de pequeno porte para atuarem em locais de acesso restrito. O serviço será realizado a pé nas localidades onde não houver passagem para veículos. Todos os caminhões serão novos, dotados de sistema GPS (rastreamento por satélite em tempo real) para que o DMLU possa fiscalizar o cumprimento dos roteiros. Após a apresentação desta segunda-feira, 29, o projeto da licitação será encaminhado para elaboração do Edital e passará pela Procuradoria-Geral do Município (PGM) antes da publicação.
29/10/2007
22/01/2025
UEPG reabre licitação para construção da nova torre no Hospital Universitário
A Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) pub...22/01/2025
Cemaden lança licitação para contratação de serviço de vigilância patrimonial
O Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de De...22/01/2025
Governo lança edital de licitação da 1ª etapa do Programa Goiás de Fibra
A Secretaria-Geral de Governo (SGG) publicou nesta...21/01/2025
Município de Cascavel anuncia licitação de R$ 1 milhão para aquisição de equipamentos laboratoriais
O município de Cascavel, no Paraná, divulgou nesta...