Audiência pública divulga procedimentos da licitação para equipamentos da Rede Metro-Gvix


Representantes de empresas participaram de audiência pública sobre o processo licitatório para contratar equipamentos para a Rede Metro-Gvix, que vai atender a órgãos estaduais e municipais com fibra óptica em Vitória, Vila Velha, Serra, Cariacica e Viana.
O evento foi realizado no auditório da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia, Inovação, Educação Profissional e Trabalho (Sectti), no Edifício América Centro Empresarial, 1080, na Avenida Fernando Ferrari, em Mata da Praia, Vitória (ES), na última segunda-feira (03). Também participaram diretores e funcionários do Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Espírito Santo (Prodest).
As sugestões apresentadas pelas empresas serão analisadas pelo Comitê Técnico da Rede Metro-Gvix em conjunto com o Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações (CPqD), que atuou na elaboração do termo de referência (documento que serve de base da licitação). A intenção é que as respostas sobre os questionamentos sejam disponibilizadas o mais rápido possível para agilizar o processo licitatório.

Transparência
A audiência pública começou com o presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo (Fapes) e gerente do Programa ES Digital, Anilton Salles Garcia, abordando os projetos que visam melhorar o fluxo de dados entre os órgãos estaduais, como a Metro.ES/Metrovix, a Rede ES e a Metro-Gvix.
Em seguida, o presidente do Prodest, Victor Murad Filho, destacou que a iniciativa é fundamental para eliminar dúvidas que possam dificultar o andamento do processo licitatório. A diretora técnica do Prodest, Sylvia Abaurre, considera que a audiência pública é uma forma de dar mais transparência à contratação de equipamentos da Metro-Gvix.

Benefícios
A estimativa é que a Rede Metro-Gvix esteja em pleno funcionamento no final de 2013. Essa estrutura vai possibilitar a oferta de serviços como telemedicina, vídeo vigilância, monitoramento de condições climáticas para prevenção de desastres, gestão integrada de controle de tráfego e educação a distância em tempo real poderão ser oferecidos pelo Governo do Estado e pelos municípios contemplados por essa rede de alta velocidade.
Outro benefício que a Metro-Gvix irá proporcionar é o acesso mais rápido a sistemas relacionados com diversas atividades governamentais: folha de pagamento; patrimônio; licitações; contratos; acompanhamento de projetos; arrecadação; georreferenciamento; planejamento; gestão escolar; gestão hospitalar; entre outros.


05/12/2012

Fonte: Jornow - SP

 

Curso Licitações

01/09/2026

Aberta licitação de R$ 1,19 milhão para pavimentação de estrada de Fazenda Souza

A Prefeitura de Caxias do Sul publicou no Diário O...

01/09/2026

Licitação é lançada para construção de 9 escolas com piscina e quadra em seis cidades de MT

Nove novas escolas estaduais, todas com 24 salas d...

31/08/2026

Sinfra abre licitação de R$ 94,3 milhões para construção de pontes em Mato Grosso

O Governo de Mato Grosso publicou edital de licita...

31/08/2026

Prefeitura de Sobradinho abre licitação para construção de praça no povoado de Lagoa Grande

A prefeitura de Sobradinho (BA) publicou, no Diári...
Notícias Informativo de Licitações
Solicite Demonstração Gratuita