Representantes de empresas participaram de audiência pública sobre o processo licitatório para contratar equipamentos para a Rede Metro-Gvix, que vai atender a órgãos estaduais e municipais com fibra óptica em Vitória, Vila Velha, Serra, Cariacica e Viana.
O evento foi realizado no auditório da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia, Inovação, Educação Profissional e Trabalho (Sectti), no Edifício América Centro Empresarial, 1080, na Avenida Fernando Ferrari, em Mata da Praia, Vitória (ES), na última segunda-feira (03). Também participaram diretores e funcionários do Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Espírito Santo (Prodest).
As sugestões apresentadas pelas empresas serão analisadas pelo Comitê Técnico da Rede Metro-Gvix em conjunto com o Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações (CPqD), que atuou na elaboração do termo de referência (documento que serve de base da licitação). A intenção é que as respostas sobre os questionamentos sejam disponibilizadas o mais rápido possível para agilizar o processo licitatório.
Transparência
A audiência pública começou com o presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo (Fapes) e gerente do Programa ES Digital, Anilton Salles Garcia, abordando os projetos que visam melhorar o fluxo de dados entre os órgãos estaduais, como a Metro.ES/Metrovix, a Rede ES e a Metro-Gvix.
Em seguida, o presidente do Prodest, Victor Murad Filho, destacou que a iniciativa é fundamental para eliminar dúvidas que possam dificultar o andamento do processo licitatório. A diretora técnica do Prodest, Sylvia Abaurre, considera que a audiência pública é uma forma de dar mais transparência à contratação de equipamentos da Metro-Gvix.
Benefícios
A estimativa é que a Rede Metro-Gvix esteja em pleno funcionamento no final de 2013. Essa estrutura vai possibilitar a oferta de serviços como telemedicina, vídeo vigilância, monitoramento de condições climáticas para prevenção de desastres, gestão integrada de controle de tráfego e educação a distância em tempo real poderão ser oferecidos pelo Governo do Estado e pelos municípios contemplados por essa rede de alta velocidade.
Outro benefício que a Metro-Gvix irá proporcionar é o acesso mais rápido a sistemas relacionados com diversas atividades governamentais: folha de pagamento; patrimônio; licitações; contratos; acompanhamento de projetos; arrecadação; georreferenciamento; planejamento; gestão escolar; gestão hospitalar; entre outros.
05/12/2012
17/01/2026
Limeira abre licitação para apreensão de animais por R$ 246 mil
A Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria Mu...16/01/2026
Estado publica licitação para reforma e ampliação da unidade da HEMOBA em Brumado
A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) p...17/01/2026
Amambai lança licitação de R$ 12,8 milhões para renovar frota de veículos
A Prefeitura de Amambai, a 338 km de Campo Grande,...16/01/2026
Prefeitura lança licitação para pavimentar a Vila Mezzomo
Ponta Grossa lança, neste mês, a primeira de uma s...