Atualização de sistema terá nova licitação


O projeto da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) para sofisticar o sistema de acompanhamento de mercado, com previsão de investimentos de 1 milhão de euros, e que já deveria estar funcionando, terá que passar por nova licitação. A intenção, agora, é ter o novo sistema em funcionamento em meados do ano que vem.
A empreitada já tinha um financiamento aprovado do Banco Mundial (Bird), mas a empresa contratada para implementar o sistema alegou que reavaliou os custos envolvidos e desistiu do negócio. Vai indenizar a CVM e entregar o trabalho que já havia sido realizado.
A vencedora da licitação foi a Athos, que depois passou por uma fusão com a Euronext, o que levou à reavaliação do projeto. Desta vez, metade dos recursos deverá vir de uma doação do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e a própria CVM entrará com uma contrapartida de 50% do dinheiro, segundo o superintendente Waldir Nobre. O custo do projeto poderá baixar, por conta de algumas modificações.
O novo sistema vai eliminar o trabalho braçal realizado hoje pelos técnicos da área de acompanhamento do mercado, de reunir dados, liberando tempo para que eles se concentrem na análise das informações.
O sistema integrará vários bancos de dados existentes: da Bovespa, da BM&F, da CBLC, de setores diferentes da própria CVM, além de notícias de jornais e fatos relevantes. A partir dessa integração, serão gerados vários relatórios pré-formatados.
Um exemplo da agilidade que o processo ganhará: hoje, quando a CVM quer saber quem é o negociador final (o cliente que contratou a corretora) de determinada ação, tem que enviar um ofício à CBLC solicitando a informação, que a devolverá em CD dali a dois, três dias.
Com o novo sistema, o ofício será dispensado e a própria CVM, no fim de cada dia, receberá um bloco de dados contendo esse tipo de informação. Para tanto, haverá um convênio entre CVM e CBLC.


13/02/2007

Fonte: Valor On Line

 

Avisos Licitações

25/04/2024

Autorizada a licitação para as obras do terminal de passageiros do Aeroporto de Guarujá (SP)

A Prefeitura de Guarujá informa que obteve autoriz...

25/04/2024

Prefeitura reabre a licitação da Parceria Público-Privada (PPP) da iluminação pública de SM

A Prefeitura de Santa Maria, por meio da Secretari...

24/04/2024

Sabesp lança licitação para construir em Ilhabela a 1ª usina de dessalinização de água de SP

A Sabesp lançou uma licitação para a construir a p...

24/04/2024

Licitação prevê a criação de linha de barcas entre os aeroportos Santos Dumont e Galeão

Rio - A Prefeitura do Rio vai lançar, nesta quinta...
Notícias Informativo de Licitações
Solicite Demonstração Gratuita