O governador eleito José Roberto Arruda (PFL) defendeu a divisão entre diversas empresas a varrição, coleta e tratamento de lixo no Distrito Federal. Há sete anos, uma única empresa, a Qualix é responsável pelo serviço no DF. E mais um contrato (o segundo em caráter emergencial) está prestes a ser renovado, porque a licitação atual seria direcionada à Qualix – justamente por não permitir a divisão do serviços em lotes ou em consórcios empresariais. Entre 2000 e 2006, ela faturou mais de R$ 700 milhões em meio a denúncias de corrupção.
Arruda declarou crer que o novo governo terá “espaço” para fazer alterações e “adequações”. “No nosso governo, a solução é clara: fazer a divisão por áreas. Acho impróprio que apenas uma empresa responda pelo lixo no Distrito Federal. Isso não é bom para a qualidade e o preço do serviço”, criticou o pefelista.
Apesar de estar nas mãos de uma única empresa, a Qualix subcontrata para concorrentes o serviço de limpeza urbana da capital. Um deles, a construtora Artec, já foi concessionária do GDF e pertence aos filhos do ex-deputado distrital César Lacerda (PSDB).
O governador eleito frisou que só poderá tomar qualquer atitude a partir de 1º de janeiro. Arruda afirmou crer que a governadora Maria Abadia (PSDB) encontrará uma solução para a cidade não ficar sem o serviço de limpeza urbana neste fim de ano.
14/11/2006
22/01/2025
UEPG reabre licitação para construção da nova torre no Hospital Universitário
A Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) pub...22/01/2025
Cemaden lança licitação para contratação de serviço de vigilância patrimonial
O Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de De...22/01/2025
Governo lança edital de licitação da 1ª etapa do Programa Goiás de Fibra
A Secretaria-Geral de Governo (SGG) publicou nesta...21/01/2025
Município de Cascavel anuncia licitação de R$ 1 milhão para aquisição de equipamentos laboratoriais
O município de Cascavel, no Paraná, divulgou nesta...