Argentina licita áreas marítimas para exploração de petróleo


BUENOS AIRES - O ministro argentino do Planejamento, Julio De Vido, anunciou nesta segunda-feira a abertura de uma licitação pública internacional para a prospecção e exploração de petróleo na costa da Argentina.
De Vido explicou que o plano é convocar duas rodadas licitatórias por ano, até 2010, para a exploração de áreas off-shore pelo prazo de 25 anos.
O anúncio, realizado na Casa de Governo, foi presenciado por representantes de multinacionais do petróleo como Sipetrol (capital chileno), Petróleos de Venezuela (estatal), Repsol (hispano-argentina) e Pan American Energy (anglo-argentina), entre outras.
Nas áreas em questão são realizadas explorações sísmicas desde os anos 60 que permitem supor que ali há petróleo, disse Exequiel Espinosa, presidente da estatal argentina ENARSA.
A licitação envolve nove zonas, nas chamadas bacias de Salado, Colorado e do Golfo de San Jorge, sobre a costa da Patagônia.
O percentual mínimo de participação da ENARSA será de 51% e o período de exploração, de 25 anos, com os interessados obrigados a se adequar à legislação argentina sobre saúde, segurança e meio ambiente.


14/04/2008

Fonte: Uol Noticias

 

Curso Licitações

24/11/2025

Cursos Presenciais - Contratação Direta, Dispensa e Inexigibilidade - Florianópolis/SC

Curso presencial voltado à Esfera Pública, com foc...

12/11/2025

Curso On Line Ao Vivo - Formação e Aprimoramento em Licitações Públicas

Este curso foi idealizado para formar novos profis...

02/10/2025

Curso Online Ao Vivo - Utilizando a Inteligência Artificial em Licitação

Neste curso, o participante aprenderá a analisar e...

25/08/2025

Cursos Presenciais - Formação e Aprimoramento em Licitações - Florianópolis/SC

O Curso Presencial Completo para Formação de Agent...
Notícias Informativo de Licitações
Solicite Demonstração Gratuita