A Argentina fará uma licitação para comprar eletricidade do Brasil e assim atender parte da demanda que não pode mais suprida com energia produzida pelo país, que vive uma grave crise de abastecimento.
A compra de eletricidade do Brasil foi autorizada nesta segunda-feira pela Secretaria de Energia do país vizinho. A intenção é convidar o maior número possível de empresas em ambos os países a participar da licitação.
O prazo limite para o encaminhamento de projetos é o dia 19 de maio. O resultado da licitação com os nomes das empresas vencedores da licitação será divulgado no dia 27 de maio e o fornecimento de energia começa em 7 de junho.
Nesta terça-feira, o presidente argentino Néstor Kirchner deve divulgar uma séria de medidas para conter a crise de energia. Entre elas, deve estar a criação de uma estatal de energia e petróleo e obras de infra-estrutura. Nesta segunda, o governo anunciou que aumentará em 40% a tarifa do fornecimento de gás.
O pacote inclui ainda a criação de uma estatal de energia, a Enarsa (Energía Argentina S.A), que será criada com participação do setor privado, mas que seria controlada pelo governo. A imprensa argentina não descarta a possibilidade de ser a Petrobras a escolhida para participar do projeto. Nesta segunda-feira, Kirchner teve um encontro de uma hora com o presidente da estatal, José Eduardo Dutra.
A Petrobras já atua na Argentina. No primeiro trimestre do ano, a Petrobras Energia, subsidiária argentina da estatal brasileira, lucrou 82 milhões de pesos (US$ 28,07 milhões). Em 2003,o lucro foi de 381 milhões de pesos (US$ 130,4 milhões).
10/05/2004
04/12/2025
Abertura de licitação prevê compra de nova ambulância para Rolim de Moura
A Prefeitura de Rolim de Moura anunciou a abertura...04/12/2025
Prefeitura de BH abre licitação para ampliar vagas de estacionamento rotativo
A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da BHTran...04/12/2025
Codeba abre licitação para obras em porto de Ilhéus; valor não foi informado
A Companhia das Docas do Estado da Bahia (Codeba) ...03/12/2025
Estado firma convênios e autoriza licitação para obras de infraestrutura em 14 municípios baianos
O Governo da Bahia anunciou, nesta quarta-feira (3...