Argentina fará licitação para comprar energia do Brasil


A Argentina fará uma licitação para comprar eletricidade do Brasil e assim atender parte da demanda que não pode mais suprida com energia produzida pelo país, que vive uma grave crise de abastecimento.

A compra de eletricidade do Brasil foi autorizada nesta segunda-feira pela Secretaria de Energia do país vizinho. A intenção é convidar o maior número possível de empresas em ambos os países a participar da licitação.

O prazo limite para o encaminhamento de projetos é o dia 19 de maio. O resultado da licitação com os nomes das empresas vencedores da licitação será divulgado no dia 27 de maio e o fornecimento de energia começa em 7 de junho.

Nesta terça-feira, o presidente argentino Néstor Kirchner deve divulgar uma séria de medidas para conter a crise de energia. Entre elas, deve estar a criação de uma estatal de energia e petróleo e obras de infra-estrutura. Nesta segunda, o governo anunciou que aumentará em 40% a tarifa do fornecimento de gás.

O pacote inclui ainda a criação de uma estatal de energia, a Enarsa (Energía Argentina S.A), que será criada com participação do setor privado, mas que seria controlada pelo governo. A imprensa argentina não descarta a possibilidade de ser a Petrobras a escolhida para participar do projeto. Nesta segunda-feira, Kirchner teve um encontro de uma hora com o presidente da estatal, José Eduardo Dutra.

A Petrobras já atua na Argentina. No primeiro trimestre do ano, a Petrobras Energia, subsidiária argentina da estatal brasileira, lucrou 82 milhões de pesos (US$ 28,07 milhões). Em 2003,o lucro foi de 381 milhões de pesos (US$ 130,4 milhões).


10/05/2004

Fonte: FolhaNews

 

Curso Licitações

01/01/2024

Cursos On Line AO VIVO - Nova Lei de Licitação e Contratação Pública

O Curso On Line Ao Vivo da Nova Lei de Licitação e...

29/01/2024

Curso On Line - Ao Vivo de Formação de Analista de Licitação e Contratação Pública

O Curso de formação Analista de Licitação ONLINE A...

15/03/2024

Cursos Presenciais - Nova Lei de Licitação e Contratação Pública - Florianópolis/SC

O Curso Presencial da Nova Lei de Licitação e Cont...

19/04/2024

Prefeitura tem licitações abertas para pavimentação de estradas rurais

A Prefeitura de Londrina está com dois processos l...
Notícias Informativo de Licitações
Solicite Demonstração Gratuita