Argentina abre licitação para trem de alta velocidade


O governo argentino abriu nesta segunda-feira uma licitação pública nacional e internacional para desenvolver um serviço de trem de alta velocidade entre as cidades de Buenos Aires, Rosário (310 km da capital) e Córdoba (700 km).
O novo trem será o primeiro da América Latina a circular a mais de 250 km por hora, podendo chegar a 300 km/h. O anúncio do "TGV" argentino foi feito pelo secretário de Transportes, Ricardo Jaime, que prevê o início da obra para o primeiro trimestre de 2007 e sua conclusão em 30 meses.
O projeto será dividido em dois trechos, um entre Buenos Aires e Rosário, e outro entre Rosário e Córdoba. O valor estimado da obra não foi informado. "A construção do Trem de Alta Velocidade foi licitada para o corredor urbano-industrial de maior movimento da Argentina", destacou Jaime.
Rosário e sua periferia têm 1,2 milhão de habitantes, enquanto a região de Córdoba abriga 1,3 milhão de pessoas, e Buenos Aires tem uma população de 2,7 milhões, que sobe para 12 milhões com a inclusão da periferia.
O trecho Buenos Aires-Rosário utilizará trens elétricos de alta velocidade, sobre uma dupla via eletrificada e com tecnologia de ponta, o que permitirá uma velocidade de entre 250 e 300 km/h e exigirá a reconstrução total da linha.
O segundo trecho, entre Rosário e Córdoba, será instalado sobre uma linha simples e apresenta duas alternativas: via eletrificada ou tração a diesel, com velocidade máxima prevista para 160 km/h.
As autoridades estimam que a obra gerará 5 mil novos postos de trabalho diretos e 20 mil indiretos. A licitação estipula que as empresas devem apresentar projetos para a construção das linhas, eletrificação, sinalização, telecomunicações, material rodante, proteção, segurança, passagens de nível e manutenção, para os dois trechos.
O financiamento deve ser de no mínimo 50% do projeto.


09/05/2006

Fonte: Invertia - Últimas Notícias

 

Curso Licitações

07/10/2022

Cursos Presenciais - Nova Lei de Licitação e Contratação Pública

O Curso Presencial da Nova Lei de Licitação e Cont...

02/02/2023

Prefeitura de SP abre licitação para manutenção das ciclovias da capital

A Prefeitura de São Paulo, através da SMT (Secreta...

01/02/2023

Prefeitura divulga edital de licitação para construção de um novo ESF Caçador

Os moradores do bairro Caçador ganharão uma nova s...

01/02/2023

Prefeitura de Taubaté revoga licitação para compra de material escolar

A prefeitura de Taubaté revogou a licitação para c...
Notícias Informativo de Licitações
Solicite Demonstração Gratuita