Argel – O Ministro das Minas e Energia da Argélia, Chakib Khelil, anunciou que seu país tem planos para licitar 15 novas áreas para exploração petrolífera na região Sul. As empresas que terão prioridade serão aquelas que permitirem, à Sonatrach, livre acesso aos seus recursos e que também transfiram tecnologia para a estatal argelina.
"As novas licitações terão condições diferentes das anteriores. A Argélia está buscando parceiros que permitam à empresa livre acesso a suas reservas e tecnologias", declarou Khelil, acrescentando que o novo regulamento está sendo criado. Segundo o ministro, a Sonatrach pretende utilizar os novos contratos para "alavancar seu desenvolvimento".
Com relação aos preços petrolíferos, o ministro declarou que a queda do dólar norte-americano, a principal moeda usada na compra do petróleo argelino, na relação com outras moedas estrangeiras, foi compensada pelo aumento dos preços da commodity. "Entre 2001 e 2007, o dólar americano caiu 40%, mas no mesmo período os preços petrolíferos triplicaram ou quadruplicaram. Só no ano de 2007 o aumento já acumula 30%", explicou Khelil.
Segundo o ministro argelino, a Argélia ainda explora uma pequena parcela de suas reservas petrolíferas, com apenas 10 áreas de dez mil quilômetros quadrados em exploração, contra uma média de cem áreas de dez mil metros quadrados em outros países exportadores da commodity.
"Há ainda um grande potencial na Argélia e vamos descobrir outras reservas de gás e petróleo no futuro", explicou. Em 2006 o país anunciou 18 novas descobertas e, de Janeiro deste ano até agora, foram anunciadas outras 16 novas descobertas.
24/10/2007
19/01/2026
Saúde de Londrina prepara licitação para contratar 16 leitos para internações involuntárias
A secretária de Saúde, Vivian Feijó, confirmou que...19/01/2026
Licitação de R$ 114 vai garantir asfaslto na MT-270 em Guiratinga
O governo de Mato Grosso deu o sinal verde para um...19/01/2026
Licitação prevê asfalto e drenagem em avenida estratégica de VG; confira
A Alameda Júlio Muller, em Várzea Grande, deverá p...18/01/2026
Codeba aprova abertura de licitação pra dragagem do canal portuário
A continuidade da dragagem no canal portuário do r...