A Área de Compras e Serviços da Secretaria Municipal da Fazenda apresentou, na quinta-feira, 25, o método de trabalho utilizado pela prefeitura para a aquisição de medicamentos, durante a 3ª Semana do Farmacêutico do Conselho Regional de Farmácia do Rio Grande do Sul. Realizada pelo gestor José Otávio Ferraz, a palestra teve como tema Aquisição: estratégias para proteção contra maus fornecedores e abordou assuntos como licitações, cadastro de marcas e aquisição de medicamentos realizados pelo munícipio.
De acordo com Ferraz, a parceria com a Comissão de Cadastro de Marcas de Medicamentos (CCMED/SMS) assegura à prefeitura a aquisição de medicamentos de qualidade comprovada, com agilidade e preço reduzido. “A análise técnica prévia realizada pela comissão garante a qualidade dos produtos, bem como a comprovação de toda a documentação exigida pela Anvisa e demais órgãos de fiscalização da área da saúde, o que torna mais ágil a licitação e consequentemente a entrega dos medicamentos”, disse Ferraz.
A prefeitura adota esta medida desde 2001 e só compra os medicamentos que estão previamente cadastrados. “O mesmo acontece com a compra de materiais hospitalares, cuja análise é realizada pela Compamate, que em breve criará edital de cadastramento de marcas. Os fornecedores que não cumprem prazos de entrega ou que deixam de atender os critérios exigidos no edital de licitação recebem multas e, em casos mais graves, podem receber suspensões do direito de contratar com o município por até cinco anos”, afirmou.
A 3ª Semana do Farmacêutico ocorre dias 25 e 26 de setembro, na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, e reúne representantes de todos os municípios do Estado.
26/09/2014
04/12/2025
Abertura de licitação prevê compra de nova ambulância para Rolim de Moura
A Prefeitura de Rolim de Moura anunciou a abertura...04/12/2025
Prefeitura de BH abre licitação para ampliar vagas de estacionamento rotativo
A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da BHTran...04/12/2025
Codeba abre licitação para obras em porto de Ilhéus; valor não foi informado
A Companhia das Docas do Estado da Bahia (Codeba) ...03/12/2025
Estado firma convênios e autoriza licitação para obras de infraestrutura em 14 municípios baianos
O Governo da Bahia anunciou, nesta quarta-feira (3...