Riad - O Ministério de Assuntos Municipais da Arábia Saudita começou uma licitação internacional para a construção de um trem que facilite o deslocamento das centenas de milhares de peregrinos que a cada ano passeiam por dentro da cidade de Meca.
O anúncio foi feito por Habib Zein al-Abedin, subsecretário e supervisor do Centro de Projetos de Modernização do Ministério, em declarações ao jornal local "Al Okaz".
A linha férrea, com um custo de cerca de US$ 1,333 bilhão, será construída em um ano e meio e espera-se que entre em serviço durante a peregrinação de 2009, disse o responsável saudita.
O projeto será feito no mês que vem, e os trabalhos de construção começarão antes da peregrinação deste ano, prevista para o fim de setembro.
Abedin revelou ter feito convites a nove empresas internacionais, que disse serem líderes nos setores de construção de estradas, pontes e ferrovias, sem dar mais detalhes.
Por último, revelou que a linha férrea será construída sobre a superfície, e que em algumas zonas chegará a uma altura de oito metros, e em outras de cerca de dez metros, para que não obstaculize a passagem dos pedestres entre os principais locais dos rituais.
Nos últimos anos, cerca de dois milhões de peregrinos visitam Meca durante o período do "hajj", que dura só seis dias, e o deslocamento de todas estas pessoas aos mesmos locais quase nas mesmas horas causa engarrafamentos intermináveis de pessoas e veículos.
Os locais de peregrinação em Meca se encontram em um raio de apenas 20 quilômetros.
06/07/2008
19/01/2026
Saúde de Londrina prepara licitação para contratar 16 leitos para internações involuntárias
A secretária de Saúde, Vivian Feijó, confirmou que...19/01/2026
Licitação de R$ 114 vai garantir asfaslto na MT-270 em Guiratinga
O governo de Mato Grosso deu o sinal verde para um...19/01/2026
Licitação prevê asfalto e drenagem em avenida estratégica de VG; confira
A Alameda Júlio Muller, em Várzea Grande, deverá p...18/01/2026
Codeba aprova abertura de licitação pra dragagem do canal portuário
A continuidade da dragagem no canal portuário do r...