Depois do ônibus que carrega bicicletas, Florianópolis pode ter mais um veículo rodando em caráter experimental. A novidade é o Aquabus, um barco com capacidade para 45 passageiros que pretende ser utilizado, inicialmente por 90 dias, para fazer o transporte entre o trapiche da Beira-Mar e a praia de Canasvieiras , no Norte da Ilha.
Ainda não há uma data para o serviço entrar em funcionamento, já que depende de um parecer da procuradoria municipal e de adaptações nos trapiches. No interior, o Aquabus lembra um ônibus, com um corredor no meio, duas fileiras de poltronas à direita e três à esquerda.
Segundo o secretário municipal de transportes, Valmir Piacentini, a empresa terá um período de 90 dias (prorrogáveis pelo mesmo prazo) para fazer o teste de viabilidade. Esta operação de caráter experimental é prevista na lei municipal 34/1988, que trata do transporte público. Neste período serão feitos estudos para definir o preço da passagem, levantar a demanda de passageiros, a forma de funcionamento da linha e o tempo de viagem.
O secretário Piacentini diz que a expectativa é boa, mas ainda é necessário avaliar algumas questões legais para que um serviço do gênero possa operar na Capital. Piacentini ressalta que, para isso, é necessário fazer um processo licitatório similar aos realizados com as empresas de ônibus urbanos.
11/10/2013
17/01/2026
Limeira abre licitação para apreensão de animais por R$ 246 mil
A Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria Mu...16/01/2026
Estado publica licitação para reforma e ampliação da unidade da HEMOBA em Brumado
A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) p...17/01/2026
Amambai lança licitação de R$ 12,8 milhões para renovar frota de veículos
A Prefeitura de Amambai, a 338 km de Campo Grande,...16/01/2026
Prefeitura lança licitação para pavimentar a Vila Mezzomo
Ponta Grossa lança, neste mês, a primeira de uma s...