Apurada fraude durante pregão virtual do Estado


Uma página eletrônica clonada pode ter sido usada para fraudar a contratação de vigilantes para o Estado do RS por meio de pregão eletrônico. A suspeita foi levantada pela empresa Vigilância Antares, que afirma ter sido vítima de um golpe via Internet para ser alijada da disputa. O caso é investigado pela 17ª DP da Capital.
Conforme o gerente da empresa, Alexandre Luzardo, na manhã de 23 de agosto, a Antares acessou o site da Central de Licitações do Estado (Celic) se candidatando a prestar serviços de vigilância à Secretaria Estadual da Saúde. Foi formulada proposta cumprindo prazos e regulamentos, mas ao consultar a Celic para verificar o resultado a Antares descobriu que não participara da licitação.
- Fomos impetrar um recurso. Ficamos em segundo lugar e entendemos que o primeiro colocado tinha apresentado proposta muito aquém da realidade, que não cobre os custos. E, para nossa surpresa, a Celic nos informou que não podíamos apresentar recurso, porque a Antares não havia participado da licitação - lembra Luzardo.
A Antares contratou um perito em informática para inspecionar seus dois computadores. O exame identificou programas de espionagem, com elevada probabilidade de invasão do sistema para captura de dados pessoais, e-mails e senhas de contas bancárias. A empresa procurou a polícia, entregou os computadores e ingressou com ação judicial para anular a licitação.

Pedido de liminar deve ser julgado hoje.
Na 17ª DP, foram ouvidos empresários participantes do pregão. Eles se mostraram surpresos com a ausência da Antares no processo para recrutar 65 seguranças para o Hospital Psiquiátrico São Pedro, inclusive pelo fato de a empresa ser a detentora do contrato.
- Existem fortes indícios de fraude - observa o delegado Antônio Guimarães.
Luzardo acredita que o golpe seja uma represália à empresa pelo fato de a Antares ser uma das que denunciaram a formação de um cartel que combina preços em licitações de serviços de vigilância armada para órgãos públicos.
- Estão querendo nos tirar do mercado. O contrato com a Secretaria da Saúde representa 67% do nosso faturamento - afirma.
A polícia encaminhou os computadores da Antares ao Instituto-geral de Perícias para uma inspeção oficial. Nesta segunda-feira, a 3ª Vara da Fazenda Pública deve julgar o pedido de liminar da empresa que visa ao cancelamento do pregão.


22/11/2004

Fonte: Zero Hora

 

Curso Licitações

21/04/2026

Juara abre licitação para reforçar sinalização viária e aumentar segurança nas ruas

A Prefeitura de Juara abriu um novo processo licit...

20/04/2026

Lançado edital para obra que ligará saída do Túnel da Conceição à avenida Osvaldo Aranha

Com a promessa de solucionar um gargalo no trânsit...

20/04/2026

São Bento do Sul avança no saneamento e lança licitação para ampliar sistema de esgoto

A cidade de São Bento do Sul dá mais um passo impo...

20/04/2026

Prefeitura lança edital para construção de 43 casas pelo Programa Casa Catarina

A Prefeitura avançou na ampliação do acesso à mora...
Notícias Informativo de Licitações
Solicite Demonstração Gratuita