A Autoridade Portuária de Santos (APS) abriu licitação para contratar a dragagem de aprofundamento do canal de navegação do Porto de Santos. A nova profundidade será de 16 metros, atendendo a uma necessidade do mercado de navegação e ampliando a capacidade do complexo portuário.
“Atendemos assim uma necessidade do mercado internacional. É o primeiro passo para, na sequência, buscarmos uma concessão para o aprofundamento para 17 metros e manutenção do canal por 25 anos ou mais”, afirmou o presidente da APS, Anderson Pomini.
O edital foi publicado no Diário Oficial da União nesta quarta-feira (23/07). A abertura das propostas será no dia 26 de setembro próximo. Além do aprofundamento, a contratação prevê também a dragagem de manutenção do novo gabarito por um período de dois anos.
Podem participar da concorrência, nos termos do edital, empresas ou consórcios. A contratação será para o procedimento desde o licenciamento ambiental, execução dos projetos básico e executivo e a dragagem propriamente dita.
O aprofundamento do canal do Porto de Santos será feito depois de 13 anos da última obra, quando a profundidade foi aumentada para 15 metros. Neste período, os navios evoluíram e exigem maior calado. Com essa obra, a APS visa garantir aos usuários do complexo portuário melhor infraestrutura.
O edital completo, com termo de referência e demais documentos, pode ser encontrado no site do Porto de Santos: https://intranet.portodesantos.com.br/lei_acesso/licitacoes.asp?s=1&m=
25/07/2025
10/04/2026
CASAN lança licitação para ampliar Sistema de Esgoto de Canoinhas
Com o objetivo de ampliar a coleta e tratamento de...10/04/2026
Edital prevê R$ 53 mil em equipamentos para Farmácia Viva
A Fapec lançou edital para compra de equipamentos ...10/04/2026
Prefeito Augusto Castro autoriza licitação para restauração e revitalização da ponte de pedestres..
A Prefeitura de Itabuna autorizou a abertura de li...10/04/2026
Prefeitura de Leme abre licitação para construção de estacionamento do novo Ginásio de Esportes..
A Prefeitura do Município de Leme, por meio da Sec...