A Autoridade Portuária de Santos (APS) abriu licitação para contratar a dragagem de aprofundamento do canal de navegação do Porto de Santos. A nova profundidade será de 16 metros, atendendo a uma necessidade do mercado de navegação e ampliando a capacidade do complexo portuário.
“Atendemos assim uma necessidade do mercado internacional. É o primeiro passo para, na sequência, buscarmos uma concessão para o aprofundamento para 17 metros e manutenção do canal por 25 anos ou mais”, afirmou o presidente da APS, Anderson Pomini.
O edital foi publicado no Diário Oficial da União nesta quarta-feira (23/07). A abertura das propostas será no dia 26 de setembro próximo. Além do aprofundamento, a contratação prevê também a dragagem de manutenção do novo gabarito por um período de dois anos.
Podem participar da concorrência, nos termos do edital, empresas ou consórcios. A contratação será para o procedimento desde o licenciamento ambiental, execução dos projetos básico e executivo e a dragagem propriamente dita.
O aprofundamento do canal do Porto de Santos será feito depois de 13 anos da última obra, quando a profundidade foi aumentada para 15 metros. Neste período, os navios evoluíram e exigem maior calado. Com essa obra, a APS visa garantir aos usuários do complexo portuário melhor infraestrutura.
O edital completo, com termo de referência e demais documentos, pode ser encontrado no site do Porto de Santos: https://intranet.portodesantos.com.br/lei_acesso/licitacoes.asp?s=1&m=
25/07/2025
02/10/2025
Curso Online Ao Vivo - Utilizando a Inteligência Artificial em Licitação
Neste curso, o participante aprenderá a analisar e...12/12/2025
Campo Grande divulga retomada da licitação de R$ 8,3 milhões para compra de kit escolar
Prefeitura de Campo Grande publicou a continuidade...11/12/2025
SENAC Bahia publica Edital de Licitação para a implantação da Unidade Educacional de Itabuna
O Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial, Admi...10/12/2025
Recife lança licitação para substituir energia de baixa tensão em prédios públicos
A Prefeitura do Recife irá substituir toda energia...