O projeto de Saneamento Básico Aceguá/BR-Aceguá/UY foi aprovado pela Unidade Técnica do Fundo para Convergência Estrutural do Mercosul (Focem) em Montevidéu.
De acordo com o secretário do Planejamento do município de Aceguá, Júlio César Monteiro, ainda não se pode definir datas para o início das obras. Com a garantia da liberação do recurso, que chega a cerca de 3,7 milhões de dólares, agora é o momento de aguardar o período de licitação.
Monteiro explica que como o processo licitatório será realizado por dois países, Brasil e Uruguai, as tratativas tendem a ser mais cuidadosas e, portanto, mais demoradas. “Não há como precisar datas, ainda temos um bom tempo pela frente antes que o projeto se torne realidade. Eu imagino que a licitação deve estar pronta até a metade do próximo ano”, prevê.
O projeto calcula, inicialmente, a coleta, tratamento e disposição final do esgoto sanitário de 100% das duas localidades gêmeas. Esse é o primeiro projeto binacional de saneamento básico da história do Mercosul e foi idealizado pelo governo do Estado, em parceria com a Agência de Desenvolvimento da Bacia da Lagoa Mirim e Ministério da Integração Nacional.
O aporte do Focem liberou 3,7 milhões de dólares do fundo, o restante será contrapartida da Companhia Rio-grandense de Saneamento (Corsan), que elaborou o projeto técnico, e pela estatal uruguaia Obras Sanitárias del Estado (OSE).
04/12/2012
17/01/2026
Limeira abre licitação para apreensão de animais por R$ 246 mil
A Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria Mu...16/01/2026
Estado publica licitação para reforma e ampliação da unidade da HEMOBA em Brumado
A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) p...17/01/2026
Amambai lança licitação de R$ 12,8 milhões para renovar frota de veículos
A Prefeitura de Amambai, a 338 km de Campo Grande,...16/01/2026
Prefeitura lança licitação para pavimentar a Vila Mezzomo
Ponta Grossa lança, neste mês, a primeira de uma s...