A Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público aprovou na terça-feira (29) a desvinculação das licitações públicas para compra de hardware (equipamento de computador) e de software (programa de computador). A medida, prevista no Projeto de Lei 1739/03, do deputado Sérgio Miranda (PDT-MG), pretende evitar a chamada "venda casada", que, de acordo com o parlamentar, tem favorecido a empresa Microsoft em prejuízo de outros fornecedores de sistemas operacionais e aplicativos, sobretudo os de código aberto.
Preços menores
O relator, deputado Isaías Silvestre (PSB-MG), apresentou parecer pela aprovação do projeto e da emenda inserida nele pela Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática. Segundo Silvestre, a mudança permitirá à administração pública reduzir preços e fazer aquisições mais vantajosas.
A emenda aprovada admite a entrega do software instalado no equipamento, quando requerida pelos vencedores da licitação.
Tramitação
O projeto, que tramita em caráter conclusivo, segue para exame das comissões de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.
02/12/2005
04/12/2025
Abertura de licitação prevê compra de nova ambulância para Rolim de Moura
A Prefeitura de Rolim de Moura anunciou a abertura...04/12/2025
Prefeitura de BH abre licitação para ampliar vagas de estacionamento rotativo
A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da BHTran...04/12/2025
Codeba abre licitação para obras em porto de Ilhéus; valor não foi informado
A Companhia das Docas do Estado da Bahia (Codeba) ...03/12/2025
Estado firma convênios e autoriza licitação para obras de infraestrutura em 14 municípios baianos
O Governo da Bahia anunciou, nesta quarta-feira (3...