A Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público aprovou na terça-feira (29) a desvinculação das licitações públicas para compra de hardware (equipamento de computador) e de software (programa de computador). A medida, prevista no Projeto de Lei 1739/03, do deputado Sérgio Miranda (PDT-MG), pretende evitar a chamada "venda casada", que, de acordo com o parlamentar, tem favorecido a empresa Microsoft em prejuízo de outros fornecedores de sistemas operacionais e aplicativos, sobretudo os de código aberto.
Preços menores
O relator, deputado Isaías Silvestre (PSB-MG), apresentou parecer pela aprovação do projeto e da emenda inserida nele pela Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática. Segundo Silvestre, a mudança permitirá à administração pública reduzir preços e fazer aquisições mais vantajosas.
A emenda aprovada admite a entrega do software instalado no equipamento, quando requerida pelos vencedores da licitação.
Tramitação
O projeto, que tramita em caráter conclusivo, segue para exame das comissões de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.
02/12/2005
04/12/2023
Visan lança edital de licitação da segunda etapa da estação de tratamento de água
A Videira Saneamento (Visan) realizará mais um inv...04/12/2023
Ginásio de Esportes de Sobradinho terá banheiros e vestiários reformados
Está agendada para o dia 19, às 14h, a abertura de...04/12/2023
MCid abre licitação de R$ 20 milhões para agência de comunicação institucional
No escopo, o relacionamento do órgão encabeçado po...04/12/2023
Câmara pagará 2,7 milhões para ter voto eletrônico e modernizar plenário
A Câmara Municipal de Campo Grande abriu licitação...