Mais de três meses após um incêndio que destruiu o Palácio Belvedere, na Praça João Cândido, no Bairro São Francisco, a Prefeitura de Curitiba anunciou nesta segunda-feira (26) a licitação para restauração do espaço.
Em dezembro de 2017, um incêndio danificou a estrutura do palácio construído em 1915 e tombado pelo Patrimônio Histórico do Estado. O caso ainda é investigado pela Polícia Civil, que acredita se tratar de um ato criminoso.
O superintendente de Obras e Serviços da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Reinaldo Pilotto, acredita que o espaço deve ser reaberto até o final deste ano. Ele lembra que o valor para a restauração do Belvedere é de quase R$ 1,5 milhão.
Desde que foi incendiado até hoje, o Sindicato dos Arquitetos e Urbanistas do Paraná notificou extrajudicialmente o Governo do Paraná e a Academia Paranaense de Letras exigindo o início das obras. Pilotto esclareceu que o trâmite para o levantamento dos custos e o processo de restauração do espaço requer um tempo para ser concluído.
O Belvedere será a nova sede da Academia Paranaense de Letras (APL) e irá abrigar o Observatório da Cultura Paranaense e um café-escola do SESC Paraná.
O orçamento total da obra já foi encaminhado à Câmara Técnica do Patrimônio Edificado (CAPC) que fará a elaboração do novo decreto de restauração. O dinheiro será concedido à empresa vencedora da licitação via potencial construtivo, ou seja, um recurso da Prefeitura que é destinado para obras sociais, moradias populares e, nesse caso, para uma obra de interesse histórico da cidade.
27/03/2018
19/01/2026
Saúde de Londrina prepara licitação para contratar 16 leitos para internações involuntárias
A secretária de Saúde, Vivian Feijó, confirmou que...19/01/2026
Licitação de R$ 114 vai garantir asfaslto na MT-270 em Guiratinga
O governo de Mato Grosso deu o sinal verde para um...19/01/2026
Licitação prevê asfalto e drenagem em avenida estratégica de VG; confira
A Alameda Júlio Muller, em Várzea Grande, deverá p...18/01/2026
Codeba aprova abertura de licitação pra dragagem do canal portuário
A continuidade da dragagem no canal portuário do r...