Após quase dois anos de paralisação, as obras do Parque Aquático Guassu, localizado no município de Bataguassu, podem ser retomadas em breve. Isso porque, a prefeitura municipal abriu edital de licitação nesta sexta-feira (04) para conclusão da obra. A informação foi divulgada pelo vereador Cleyton Silva (Podemos), que vem cobrando a retomada da obra desde da sua paralisação, demonstrando o quanto de dinheiro público vem sendo desperdiçado.
Somente no dia 22 de setembro, de 2022, 1 ano e 9 meses após a paralisação da obra, que foi repassada da gestão do ex-prefeito Caravina, com mais de 80% e dinheiro em caixa destinado para conclusão, o prefeito Akira Otsubo assumiu o compromisso, junto ao Ministério Público de concluir a obra e as obrigações assumidas no Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), referente aos recursos destinado da indenização da Cesp (Companhia Energética do Estado de São Paulo). Neste meio tempo, Akira tentou embargar a obra, alegando irregularidades, o que não foi comprovado e ainda acabou orientado pelo Tribunal de Contas do Estado, a continuar a construção.
Em uma estratégia, mal planejada, de não concluir as obras do então ex-prefeito Caravina, para não dar capital politico ao seu principal adversário, Akira foi deixando o tempo passar e com isso as obras não só do Parque Aquático, como também da Avenida São José, Ginásio de Esportes do Jardim São Francisco e Canil Municipal, foram se deteriorando, o que pode resultar em gasto até três vezes maior do que seria no início da gestão.
O resultado da estratégia de Akira, foi totalmente negativa, e se voltou contra o chefe do executivo, que viu seu capital político se deteriorar ao longo do mandato, confirmado pela votação dos seus aliados políticos nas eleições deste ano.
Ainda em campanha ao cargo de deputado estadual, o ex-prefeito Caravina já havia prometido lutar para que as obras que foram abandonadas pelo atual prefeito, fossem terminadas e entregues a população de Bataguassu.
"Nós precisamos cuidar de Bataguassu. E eu quero após ser eleito cuidar para que nossa cidade volte ao caminho do desenvolvimento", disse.
Um dia após ser eleito com quase 32 mil votos, Caravina protocolou um requerimento pedindo providências no Ministério Público (MP), através da Promotoria de Defesa do Meio Ambiente, para que as obras abandonadas pelo atual prefeito de Bataguassu, Akira Otsubo (MDB), sejam terminadas.
Outro político que se destaca nas cobranças para que o Parque Aquático e demais obras sejam entregues, é o vereador Cleyton Silva que nesta sexta-feira, comemorou a anúncio do início da licitação
" Eu considero o início da licitação já como uma grande conquista da população de Bataguassu, que ao longo dos últimos meses vem cobrando que o Parque Aquático seja concluído e entregue a sociedade. Já estive várias vezes no parque, já fizemos cobranças e requerimentos. Muitos milhões de reais já foram desperdiçados e vamos continuar acompanhando a licitação e execução da obra que ela seja entregue para que a população tenha uma opção de lazer e que acabe com o desperdício de dinheiro público", ressaltou
A licitação será do tipo menor preço, e as propostas serão abertas às 8h do dia 7 de dezembro.
04/11/2022
24/11/2025
Cursos Presenciais - Contratação Direta, Dispensa e Inexigibilidade - Florianópolis/SC
Curso presencial voltado à Esfera Pública, com foc...12/11/2025
Curso On Line Ao Vivo - Formação e Aprimoramento em Licitações Públicas
Este curso foi idealizado para formar novos profis...02/10/2025
Curso Online Ao Vivo - Utilizando a Inteligência Artificial em Licitação
Neste curso, o participante aprenderá a analisar e...25/08/2025
Cursos Presenciais - Formação e Aprimoramento em Licitações - Florianópolis/SC
O Curso Presencial Completo para Formação de Agent...