A Prefeitura de Umuarama (PR), após determinação do MPPR (Ministério Público do Paraná), anunciou nesta semana que lançará nova uma licitação para contratar a empresa responsável pelo transporte coletivo da cidade.
De acordo com a prefeitura, uma comissão interna para estudar a renovação do sistema, montada pelo prefeito Hermes Pimentel, vem analisando um estudo feito por uma empresa especializada, que indicou problemas e formatou o modelo de contrato que deve ser firmado pelo município com a nova concessionária.
Elizeu Vital da Silva, Secretário da Sestram (Secretaria Municipal de Segurança, Trânsito e Mobilidade Urbana) diz que a comissão foi montada pelo prefeito com objetivo de estudar as propostas de alterações no sistema, uma vez que o MPPR considerou inválida a prorrogação do contrato com a Viação Umuarama, atual operadora do transporte no município. “O Ministério Público do Paraná (MP-PR) considerou inválida a prorrogação do contrato com a Viação Umuarama e determinou que uma nova licitação fosse realizada. A partir daí o prefeito Hermes Pimentel já determinou que formássemos essa comissão para resolver, com a maior brevidade possível, esse problema que atinge a milhares de cidadãos”, diz.
Ainda segundo a prefeitura, enquanto a nova licitação vem sendo preparada, uma pesquisa foi realizada junto aos usuários dos ônibus buscando identificar as principais falhas, aborrecimentos, transtornos e dificuldades encontradas. “O estudo também apontou as sugestões apresentadas pela população para contribuir com a melhoria do sistema, as necessidades de alterações em rotas e linhas, a inclusão de novos bairros, os ajustes nos horários, entre outros pontos”, explica Vital.
A determinação do prefeito é que o sistema seja rigorosamente controlado, por isso a licitação buscará garantir a redução no valor da tarifa, avanços em tecnologia e maior conforto aos usuários. “No novo contrato teremos, por exemplo, a obrigação de criação de um aplicativo (app) que disponibilize todos os horários e linhas, a localização dos pontos de ônibus e todos os sistemas de integração de linhas que deverão ser criados”, diz o secretário da Sestram.
Ele indica ainda que o processo licitatório deve ser finalizado em meados de junho. “Até lá, a comissão deve reunir-se outras vezes com Pimentel para discutir detalhes que garantam a resolução das carências e o menor custo para a administração municipal e, claro, para o cidadão, que é realmente o maior esforço do prefeito”, finaliza Vital.
16/02/2023
04/12/2025
Abertura de licitação prevê compra de nova ambulância para Rolim de Moura
A Prefeitura de Rolim de Moura anunciou a abertura...04/12/2025
Prefeitura de BH abre licitação para ampliar vagas de estacionamento rotativo
A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da BHTran...04/12/2025
Codeba abre licitação para obras em porto de Ilhéus; valor não foi informado
A Companhia das Docas do Estado da Bahia (Codeba) ...03/12/2025
Estado firma convênios e autoriza licitação para obras de infraestrutura em 14 municípios baianos
O Governo da Bahia anunciou, nesta quarta-feira (3...