Após anos de atraso e os efeitos da crise econômica, a Prefeitura de Campinas (SP) concluiu o projeto que promete coletar, tratar e aproveitar o lixo colhido na cidade sem sobrecarregar aterros e com foco em sustentabilidade. Desde 2013 uma solução definitiva para os resíduos por meio de parceria público privada (PPP) é trabalhada, mas sem resultados práticos. Ainda esta semana, o projeto será tornado público no Diário Oficial do município.
"Vamos marcar uma audiência pública e vamos mostrar o projeto para receber contribuições", afirma o secretário de Serviços Públicos, Ernesto Paulella.
Há cerca de um ano e meio, a Prefeitura abriu um edital de chamamento para o desenvolvimento desse projeto, em meio à falta de um lugar para depositar 1,5 mil toneladas de lixo por dia.
Há quatro anos o aterro sanitário Delta A atingiu a capacidade máxima e está inoperante. Desde então, os resíduos campineiros são levados para um aterro em Paulínia (SP), sob o custo anual de R$ 48 milhões. Nesta terça-feira (3), a Prefeitura inaugurou uma nova estação de transferência, para o lixo ser depositado sem contaminar o solo antes de ser encaminhado para a cidade vizinha.
Quando o projeto da PPP for colocado em prática, a coleta dos resíduos será 100% feita a partir de contêineres - atualmente só 20% da cidade possui a estrutura de coleta mecanizada - e três usinas darão conta de tratar e reciclar o lixo, deixando um resíduo mínimo para ser depositado em aterro, garante o secretário.
"Extingue o aterro para receber lixo sem tratamento, mas aterros sanitários sempre serão necessários para receber um rejeito do tratamento. Todas essas três usinas geram rejeitos no final do tratamento. O rejeito pode significar até 20% do volume do lixo", explica.
03/07/2018
19/01/2026
Saúde de Londrina prepara licitação para contratar 16 leitos para internações involuntárias
A secretária de Saúde, Vivian Feijó, confirmou que...19/01/2026
Licitação de R$ 114 vai garantir asfaslto na MT-270 em Guiratinga
O governo de Mato Grosso deu o sinal verde para um...19/01/2026
Licitação prevê asfalto e drenagem em avenida estratégica de VG; confira
A Alameda Júlio Muller, em Várzea Grande, deverá p...18/01/2026
Codeba aprova abertura de licitação pra dragagem do canal portuário
A continuidade da dragagem no canal portuário do r...