Após atrasos de itens neste ano, Educação antecipa as licitações


A Prefeitura de Bauru abriu duas licitações para compra, via registro de preços, de uniformes e materiais escolares. Em 2017, conforme o JC noticiou, a entrega dos produtos atrasou bastante, causando reclamações entre pais de alunos - houve relato até de professores que compraram material com recursos próprios, para evitar que estudantes ficassem sem fazer as atividades.

"Realmente é uma situação bastante desagradável, não gostaríamos que os atrasos ocorressem e, para 2018, já estamos fazendo as licitações agora, pois são processos que podem demorar para chegar ao fim. A intenção é, no final deste ano, estar tudo certo, já definido qual empresa venceu cada lote. E abrindo o Orçamento do próximo ano, já iniciar a compra dos uniformes e materiais, entregando durante o mês de fevereiro, logo no início das aulas", explicou a secretária municipal de Educação, Isabel Miziara, em entrevista ao JC.

Neste ano, os uniformes foram entregues apenas entre maio e junho, já com o primeiro semestre letivo na reta final. A empresa CCM Comercial Creme Marfim Ltda, de Suzano, foi penalizada em R$ 101.913,15, referente a multa moratória pelo atraso da distribuição dos uniformes, conforme decisão publicada no Diário Oficial da última terça-feira.

Já os materiais escolares tiveram atraso ainda maior. Uma licitação foi aberta no fim de 2016, mas acabou suspensa. Um novo edital foi aberto neste ano e, por conta do prazo, as escolas municipais só começaram a receber os materiais (cadernos, lápis, borracha, caneta, entre outros), entre o fim de julho e o começo de agosto. "Agora já foi finalizada a entrega de tudo, tanto de uniforme quanto de material. Mas, realmente é um prazo muito fora do normal. Para o próximo ano, queremos entregar tudo nas primeiras semanas, por isso antecipamos as licitações", completou a titular da Educação.

VALORES
A licitação para a compra de uniformes teve o pregão realizado no último dia 10 de agosto. Caso as menores propostas dos três lotes (uniforme para Educação Infantil, Ensino Fundamental e Educação e de Jovens/Adultos) sejam as vencedoras, pois ainda existe prazo de recursos e entrega de documentação, a prefeitura vai gastar R$ 3.135.460,00.

Já a licitação para a compra de materiais escolares será realizada no próximo dia 25 de agosto. A exemplo do certame para a aquisição dos uniformes, a Secretaria de Educação quer concluir o processo nos próximos meses, em meados de outubro ou novembro, no máximo, para garantir a entrega dos produtos em fevereiro de 2018, no início do próximo ano letivo.


17/08/2017

Fonte: JCNet

 

Avisos Licitações

24/11/2025

Cursos Presenciais - Contratação Direta, Dispensa e Inexigibilidade - Florianópolis/SC

Curso presencial voltado à Esfera Pública, com foc...

12/11/2025

Curso On Line Ao Vivo - Formação e Aprimoramento em Licitações Públicas

Este curso foi idealizado para formar novos profis...

02/10/2025

Curso Online Ao Vivo - Utilizando a Inteligência Artificial em Licitação

Neste curso, o participante aprenderá a analisar e...

25/08/2025

Cursos Presenciais - Formação e Aprimoramento em Licitações - Florianópolis/SC

O Curso Presencial Completo para Formação de Agent...
Notícias Informativo de Licitações
Solicite Demonstração Gratuita