A Prefeitura de Maringá revogou o edital de licitação no valor de R$ 3.828.530,73 para registro de preço, prevendo eventual e futura execução de serviços de manutenção e adequação em galerias de águas pluviais, pavimentação asfáltica, calçada e tratamentos de processos erosivos em fundos de vale pelo período de 12 meses. A decisão foi tomada depois que o Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR) encaminhou um Apontamento Preliminar de Acompanhamento (APA) com falhas no processo.
Segundo a Coordenadoria de Acompanhamento de Atos de Gestão (Cage), em análise do edital foi constatado que a modalidade registro de preços adotada não é apropriada para a contratação de obras, "uma vez que nessa situação não há demanda de itens isolados, pois os serviços não podem ser dissociados uns dos outros." O registro de preços é indicado para execução de trabalhos comuns e rotineiros.
Para o TCE, o edital da prefeitura apresentava relação ampla de serviços sem embasamento em estudos técnicos, o que abria possibilidades de danos ao patrimônio públicos, já que o documento não levava em conta os custos relativos às peculiaridades de cada obra.
"Como exemplo, é possível citar a mobilização e a desmobilização de trabalhadores e equipamentos para a realização de determinado serviço, fatores que exercem grande influência em seu valor final", informou o Tribunal.
Ao decidir pela revogação do edital, a administração municipal declarou que seus setores competentes realizarão planejamento e estudo mais detalhados para verificar, em momento oportuno, qual a modalidade de licitação mais adequada para as futuras aquisições de reparos pretendidas.
(Com informações do TCE)
20/02/2019
04/12/2025
Abertura de licitação prevê compra de nova ambulância para Rolim de Moura
A Prefeitura de Rolim de Moura anunciou a abertura...04/12/2025
Prefeitura de BH abre licitação para ampliar vagas de estacionamento rotativo
A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da BHTran...04/12/2025
Codeba abre licitação para obras em porto de Ilhéus; valor não foi informado
A Companhia das Docas do Estado da Bahia (Codeba) ...03/12/2025
Estado firma convênios e autoriza licitação para obras de infraestrutura em 14 municípios baianos
O Governo da Bahia anunciou, nesta quarta-feira (3...