Foi divulgado nesta segunda-feira (3) pela ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis) cronograma para preparação e realização de chamada pública para contratação da capacidade de transporte do Gasbol (Gasoduto Bolívia-Brasil), que corta Mato Grosso do Sul de Corumbá a Três Lagoas e abre ramificações para o Sudeste e o Sul do Brasil. O processo é resultado do vencimento do contrato do serviço de transporte executado pela TBG (Transportadora Brasileira Gasoduto Bolívia-Brasil), que vence em 31 de dezembro de 2019.
Com o comunicado, será aberto prazo para encaminhamento do edital de chamada pública para empresas interessadas e posteriores consultas e audiências públicas para renovação do contrato com a TBG ou admissão de outra empresa para administrar a estrutura. O atual contrato abrange uma capacidade de transporte de até 18,08 milhões de metros cúbicos por dia de gás natural.
O edital também traz como novidade a implantação de um regime de reserva de capacidade no Brasil por entradas e saídas –a ser administrado pela ANP ao lado dos transportadores e outros agentes da indústria. Pelo sistema, novos carregadores poderão reservar capacidade de transporte de gás, utilizando o gasoduto “de forma flexível e transparente”, destacou a agência em nota.
Contratação – Ainda conforme a ANP, a abertura de chamada pública visa a identificar a capacidade de transporte a ser contratada pelos carregadores interessados em um gasoduto em específico. Desta forma, é possível dimensionar a infraestrutura, reduzindo desperdícios na alocação de recursos tanto no superdimensionamento da estrutura (que causa ociosidade na instalação de transporte) como no subdimensionamento.
A agência sustenta, ainda, que a chamada pública dá igualdade de tratamento entre os participantes perante o transportador –quando este foi controlador ou fizer parte de grupos que atuam na área de carregamento de gás.
O gasoduto começa no povoado indígena de Rio Grande, na Bolívia, estendendo-se por cerca de 500 quilômetros no território vizinho até chegar a Corumbá, de onde segue por quase 2,6 mil quilômetros adentro do Brasil em dois trechos: o norte, que vai até Paulínia e Guararema (SP), e o Sul, que parte de Paulínia rumo a Canoas (RS) –que em 2010 teve a primeira ampliação até Araucária (PR). O sistema entrou em operação em julho de 1999 em um contrato com a TBG com duração de 20 anos.
03/09/2018
17/07/2026
Estado abriu licitação de R$ 20 milhões para construir CAPS I e CER IV em Guanambi
A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) a...17/07/2026
Bonito abre licitação de R$ 5,7 milhões para construir 40 casas populares
A Prefeitura de Bonito, no Agreste de Pernambuco, ...18/07/2026
Eduardo Braga anuncia licitação do Porto de Eirunepé, uma das maiores obras do município
Manaus (AM) – O senador Eduardo Braga anunciou a a...17/07/2026
Empresas têm até o dia 25 de agosto para apresentar propostas em licitação de obras em 10 ruas..
Está marcado para o dia 25 de agosto a abertura da...