Apenas duas empresas de ônibus foram consideradas aptas a operar pelo novo sistema de transporte público: a Viação Pioneira e a Expresso São José, que já atuam em 14 cidades do DF. O anúncio saiu em edição extra do Diário Oficial do DF de ontem (12).
Na primeira fase do certame, a Cidade Brasília estava incluída entre as aprovadas, mas passada a etapa de recursos, não teve o nome entre as aptas. Na edição de terça-feira, o Jornal de Brasília mostrou que somente em junho devem ocorrer as esperadas mudanças no transporte.
No total, nove empresas demonstraram interesse em participar da licitação, mas a maioria foi desclassificada. A reprovação ocasionou diversas ações judiciais, o que colaborou para o atraso no resultado final. Foram cerca de 80 recursos e pedidos de impugnação.
A Viplan, por exemplo, foi excluída por não preencher os requisitos e entrou na Justiça para conseguir participar. O pedido foi acatado, mas a Secretaria de Transporte recorreu e manteve a desclassificação.
Outros trâmites judiciais previstos no processo de licitação contribuem para a demora: até agora, foram contabilizados 17 mandados de segurança ajuizados por empresas de ônibus que operam atualmente. Além disso, o Tribunal de Contas do DF fez vários questionamentos a respeito do edital.
Conforme a previsão atual, uma das duas empresas classificadas ficará com a bacia 2, que abrange cidades como Gama, Paranoá e Santa Maria. Ainda neste mês será anunciada qual das duas ficará com a bacia 5, que inclui Taguatinga e Ceilândia, entre outras.
Para operar as outras três bacias, o GDF deve fazer um chamamento público. Ainda não há data para apresentação das propostas.
13/12/2012
18/04/2026
Sebrae/AC abre licitação para serviços de manutenção
O SEBRAE/AC publicou o Aviso de Licitação referent...17/04/2026
Joinville diz ao MP quando pretende lançar primeira licitação do transporte coletivo
A prefeitura de Joinville pretende lançar a primei...17/04/2026
Antônio João divulga licitação para obra de Escola de Tempo Integral
A Prefeitura de Antônio João divulgou a licitação ...17/04/2026
Casas do bairro Satélite serão regularizadas; licitação é publicada
A Prefeitura de Teresina publicou aviso de licitaç...