RIO - Os empresários do setor do petróleo receberam com ressalvas a decisão do Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) de realizar duas novas rodadas de licitação de petróleo em terra, como mostra reportagem de O Globo. Elas acontecerão em dezembro: a 3ª, com 19 campos inativos pré-selecionados, foi marcada para o dia 2; e a 10ª rodada, com 171 blocos, no dia 18. Caberá à Agência Nacional de Petróleo (ANP) redigir o edital e fazer todos os preparativos para as licitações das áreas de petróleo.
O presidente do Instituto Brasileiro do Petróleo (IBP, que reúne empresas de médio e grande porte nacionais e estrangeiras), João Carlos França de Luca, disse ter ficado surpreso e decepcionado, porque o setor esperava que fossem oferecidos os blocos no mar que estão fora da área do pré-sal. Segundo outro executivo do setor, o fato de que não irá à licitação nenhum bloco localizado no mar, mesmo fora das áreas do pré-sal, pode ser um sinal de que o governo está planejando aumentar a cobrança das Participações Especiais (PE). Trata-se de uma taxa governamental que incide sobre campos com grande produção e elevada rentabilidade.
O ministério informou que os 19 blocos da 3ª Rodada estão localizados na bacia terrestre do Recôncavo Baiano, região com ampla infra-estrutura para a indústria petrolífera.
03/09/2008
02/10/2025
Curso Online Ao Vivo - Utilizando a Inteligência Artificial em Licitação
Neste curso, o participante aprenderá a analisar e...12/12/2025
Campo Grande divulga retomada da licitação de R$ 8,3 milhões para compra de kit escolar
Prefeitura de Campo Grande publicou a continuidade...11/12/2025
SENAC Bahia publica Edital de Licitação para a implantação da Unidade Educacional de Itabuna
O Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial, Admi...10/12/2025
Recife lança licitação para substituir energia de baixa tensão em prédios públicos
A Prefeitura do Recife irá substituir toda energia...