Desativados há cerca de treze anos, dois ramais do bondinho de Santa Teresa, bairro localizado na zona central do Rio, voltam à pauta do governo do estado. Nesta segunda-feira (6), está previsto o lançamento da licitação para a escolha da empresa que realizará as obras de recuperação dos ramais Paula Mattos e Silvestre, que compõem o trajeto original do sistema de bondes nesse bairro histórico da cidade.
O transporte foi desativado naquele parte do percurso após um bondinho lotado e sem freios sair dos trilhos e tombar, deixando seis pessoas mortas, em 27 de agosto de 2011. Desde então, a circulação dos bondes em Santa Teresa ficou interrompida, até que em julho de 2015 voltou a funcionar, mas parcialmente.
Concorrida atração turística do Rio, o bondinho de Santa Teresa tem grande importância na mobilidade urbana. Cerca de 1.500 pessoas utilizam diariamente o transporte, segundo o governo estadual, sendo que estudantes e idosos residentes no bairro não precisam pagar passagem. A restauração dos ramais originais é uma antiga reivindicação dos moradores, que não dispõem de meio de transporte eficiente para circular no bairro íngreme e de ruas estreitas, e chegar ao centro.
Obras
A recuperação dos ramais deve durar um ano. As obras prevêem a reconstrução da via permanente, com a remoção do pavimento, trilhos, placas e outros itens desgastados, que serão substituídos por novos. Deverá ser feita ainda a reforma da rede elétrica, dos trilhos e das oficinas de manutenção do sistema. Os antigos bondinhos, que já não estão em uso, precisariam também ser recuperados e adaptados.
Segundo o governo, a obra está orçada em R$ 70 milhões, e integra um pacote de investimentos da Secretaria de Estado de Transporte e Mobilidade Urbana (Setram).
06/11/2023
02/06/2026
Prefeitura de Joinville lança licitação para implementação do Parque Porto Cachoeira Setor Beira Rio
A Prefeitura de Joinville publica nesta terça-feir...02/06/2026
Aberta licitação para construção de passarelas no Igapó
A Prefeitura de Londrina publicou edital para sele...02/06/2026
Gasoduto do Sergipe Águas Profundas terá licitação este ano
A Petrobras vai lançar ainda este ano a licitação ...02/06/2026
MPDFT abre licitação para serviços de estruturação de eventos e montagem de estruturas
O Ministério Público do Distrito Federal e Territó...