ANTT exigirá rastreadores em ônibus interestaduais


Os ônibus interestaduais de transportes de passageiros terão de incorporar um rastreador, que servirá para a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) monitorar a movimentação dos veículos em tempo real.
Com esse sistema, será possível avaliar se os ônibus estão na rota permitida, no horário previsto e na velocidade tolerada. O uso do aparelho já é difundido por seguradoras (que, com ele, combatem furtos e roubos de veículos) e também por empresas transportadoras, que monitoram sua frota de veículos pelo País.
Com os rastreadores, a ANTT deverá montar uma sala de monitoramento dos ônibus que circulam no País em tempo real. Futuramente, a agência também poderá indicar aos usuários da rede quais são as linhas que operam no trecho em que se deseja viajar e quais são seus índices de aproveitamento.
Segundo Bernardo Figueiredo, diretor-geral da ANTT, a medida será proposta na audiência pública a ser divulgada em dezembro, que prevê a renovação das licenças das companhias. Com a atualização dos contratos, o governo quer ter mais instrumentos de gestão da malha viária e de racionalização das operações das companhias, diz ele.
Segundo Figueiredo, a ANTT deverá habilitar diferentes tecnologias de rastreadores, para que as companhias tenham liberdade de escolher marcas e modelos que lhes for mais conveniente financeiramente. Na audiência pública, as companhias e os usuários poderão se manifestar sobre a ideia.
O Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) já anunciou que veículos de passeio também deverão implantar sistema de rastreamento, começando pelos carros que vão sair das fábricas com o aparelho. A medida está prevista para entrar em vigor em 1º de dezembro, mas o cronograma pode ser prorrogado devido a um pedido das montadoras e empresas do setor.


16/11/2010

Fonte: iG Último Segundo

 

Curso Licitações

17/07/2026

Estado abriu licitação de R$ 20 milhões para construir CAPS I e CER IV em Guanambi

A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) a...

17/07/2026

Bonito abre licitação de R$ 5,7 milhões para construir 40 casas populares

A Prefeitura de Bonito, no Agreste de Pernambuco, ...

18/07/2026

Eduardo Braga anuncia licitação do Porto de Eirunepé, uma das maiores obras do município

Manaus (AM) – O senador Eduardo Braga anunciou a a...

17/07/2026

Empresas têm até o dia 25 de agosto para apresentar propostas em licitação de obras em 10 ruas..

Está marcado para o dia 25 de agosto a abertura da...
Notícias Informativo de Licitações
Solicite Demonstração Gratuita