Preocupada com o gargalo logístico que ameaça frear a expansão da agricultura no Estado do Mato Grosso, devido ao alto custo para o escoamento da produção, a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) deu o primeiro passo para construir três ramais da ferrovia Norte-Sul. O órgão regulador aprovou a abertura de concorrência pública para contratar uma empresa que fará os estudos de viabilidade do projeto.
A expectativa é que o trabalho esteja pronto até meados de 2007, quando os empreendimentos poderão ser licitados, provavelmente por meio de uma Parceria Público-Privada (PPP).
O principal objetivo do projeto é redirecionar o escoamento da produção agrícola do Centro-Oeste para os portos de Itaqui, no Maranhão, e, futuramente, de Belém, no Pará. De acordo com o desenho preliminar da agência, serão três ramais da Norte-Sul. O primeiro (Eixo Setentrional) sairá de Miracema (TO) e chegará a Lucas do Rio Verde (MT), com percurso de 900 quilômetros. Esse é considerado o trajeto mais importante, por atingir um complexo agroindustrial que produz 12 milhões de toneladas por ano e enfrenta problemas logísticos.
10/10/2006
03/09/2024
Curso On Line - Ao Vivo de Formação de Analista de Licitação e Contratação Pública
O Curso de formação Analista de Licitação ONLINE A...24/07/2024
Cursos Presenciais - Nova Lei de Licitação e Contratação Pública - Florianópolis/SC
O Curso Presencial da Nova Lei de Licitação e Cont...11/10/2024
Prefeitura de São João Batista lança licitação para construção de sede própria para o Caps
A Prefeitura Municipal de São João Batista lançou,...10/10/2024
Licitação para reconstrução de ponte em São João Batista fracassa novamente
O município de São João Batista anunciou na terça-...