São José dos Campos - O superintendente da ANTP (Associação Nacional de Transportes Públicos), Marcos Bicalho, considera que a licitação do transporte público, recém-aberta pelo prefeito Eduardo Cury (PSDB), será fundamental para a melhoria do sistema de ônibus de São José dos Campos.
"É um momento fundamental que São José está vivendo porque permitirá à prefeitura a repactuação do serviço de transporte coletivo urbano. Independentemente se as vencedoras serão ou não empresas do mesmo grupo que opera hoje em São José, a prefeitura terá condições de fazer novas exigências, novos planos e montar o sistema em cima de novas regras", disse ontem Bicalho ao valeparaibano.
Ele esteve em São José em dezembro último participando da audiência pública para discutir o certame.
"Essa questão de monopólio é um mito. Se o poder público fizer um bom gerenciamento do sistema, mesmo que haja monopólio o serviço funcionará bem. É isso que importa", completou o superintendente da ANTP.
DÉBITOS- O dirigente da associação também minimizou os efeitos de as cinco concorrentes do processo licitatório em São José dos Campos terem dívidas com a União ou referentes a impostos municipais.
"Toda empresa de transporte vive hoje uma crise de rentabilidade, já que perderam nos últimos anos passageiros, poder e dinâmica. Mas acredito que as vencedoras do certame terão condições de atender a todos os itens do edital, até porque a prefeitura vai tomar providências para que isso aconteça."
LICITAÇÕES - Bicalho também destacou a importância da nova lei federal que estipulou prazo máximo até 2010 para que as prefeituras realizem licitações do transporte coletivo.
"Pelo que temos acompanhado em todo o país, as prefeituras estão aproveitando essas licitações para exigir mais investimentos das empresas, o que é muito importante para as cidades."
PERFIL - A ANTP é uma entidade civil criada para discutir melhorias para os setores de transporte público e de trânsito urbano das cidades brasileiras.
Além de realizar periodicamente seminários, congressos e cursos, a associação possui grupos de trabalho e comissões permanentes para estudar os problemas e elaborar novos projetos.
13/09/2007
24/11/2025
Cursos Presenciais - Contratação Direta, Dispensa e Inexigibilidade - Florianópolis/SC
Curso presencial voltado à Esfera Pública, com foc...12/11/2025
Curso On Line Ao Vivo - Formação e Aprimoramento em Licitações Públicas
Este curso foi idealizado para formar novos profis...02/10/2025
Curso Online Ao Vivo - Utilizando a Inteligência Artificial em Licitação
Neste curso, o participante aprenderá a analisar e...25/08/2025
Cursos Presenciais - Formação e Aprimoramento em Licitações - Florianópolis/SC
O Curso Presencial Completo para Formação de Agent...