SÃO PAULO - A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) retirou o bloco CM-273, pleiteado pela Petrobras, da Nona Rodada de Licitações, prevista para novembro. Na sexta-feira passada, a estatal havia entrado na Justiça para manter o direito de exploração sobre o bloco.
A polêmica entre ANP e Petrobras foi ocasionada pela descoberta de óleo na região em 2003, ano em que se encerrava os direitos de exploração da estatal. A Petrobras alega que as descobertas foram efetivadas ainda dentro do prazo legal de exploração da localidade, enquanto que a ANP alega que o prazo já havia se expirado. Temendo que o bloco CM-273 fosse licitado - ele detinha o maior bônus mínimo da Rodada, de R$ 286 milhões -, a estatal anunciou na última sexta-feira que ajuizaria na Justiça uma ação para impedir a inclusão da localidade na Nona Rodada.
Para evitar novos contratempos nas rodadas de licitação - a Oitava Rodada está paralisada também por ações na Justiça -, a ANP decidiu retirar o bloco da Rodada, mas garantiu que se posicionará na Justiça contra a posição da Petrobras.
18/09/2007
26/12/2024
Curso On Line - Ao Vivo de Formação de Analista de Licitação e Contratação Pública
O Curso de formação Analista de Licitação ONLINE A...24/07/2024
Cursos Presenciais - Nova Lei de Licitação e Contratação Pública - Florianópolis/SC
O Curso Presencial da Nova Lei de Licitação e Cont...24/01/2025
Prefeito Pedro determina abertura de edital para licitação de área da antiga Manitowoc
O prefeito Pedro Almeida determinou nesta quinta-f...24/01/2025
O fenômeno do preço inexequível é um dos grandes desafios enfrentados nas licitações públicas
Essa prática ocorre quando um licitante apresenta ...