ANP quer retomada da 8a rodada de licitação de campos de petróleo


O diretor-geral da ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás e Biocombustíveis), Haroldo Lima, informou nesta segunda-feira que vai encaminhar no início de maio para o CNPE (Conselho Nacional de Política Energética) uma proposta para retomar a oitava rodada de licitações, que foi suspensa em novembro de 2006.
Lima disse que serão apresentadas três alternativas. A primeira delas prevê que o leilão seja retomado do ponto que foi paralisado e com todos os blocos ainda previstos sendo leiloados. Essa opção, frisou, é a preferida da ANP.
A segunda prevê que a rodada seja retomada, mas sem os 10 blocos que estão na área de influência da camada pré-sal. Lima explicou que será avaliado se essas áreas tem as mesmas características das 41 áreas retiradas da nona rodada logo após a descoberta do megacampo de Tupi, no final do ano passado.
O governo está estudando mudanças nas regras de exploração desses campos, dado o grande volume de petróleo que eles aparentemente apresentam.
Ele afirmou que, na visão da ANP, as características não são exatamente iguais.
"Esses blocos estão na 'franja', no entorno do que já é conhecido, mas não estão exatamente dentro. Estimamos que essas áreas da oitava rodada [do pré-sal] tem entre 600 milhões e 700 milhões de barris recuperáveis. Esse volume não é nada assombroso", disse Lima, que participa do 4º Seminário de Petróleo e Gás no Brasil.
A última opção prevê que o leilão seja retomado simbolicamente e encerrado em seguida sem que haja concorrência.
Lima acrescentou que, mesmo que os blocos do pré-sal sejam retirados, a oitava rodada continuará atrativa, lembrando do sucesso da nona rodada, ocorrida em novembro do ano passado.
O diretor do IBP (Instituto Brasileiro de Petróleo, Gás e Biocombustíveis), Álvaro Teixeira, disse que a indústria do setor está ansiosa com a possibilidade da retomada da oitava rodada. Mas, na visão dele, ela só fará sentido se o edital original for mantido --ou seja, com a manutenção dos 10 blocos dentro da influência do pré-sal.


14/04/2008

Fonte: Folha Online

 

Curso Licitações

20/04/2025

Prefeitura de Bela Vista prevê gastar mais de R$ 930 mil em asfalto e drenagem de 2 ruas

A Prefeitura de Bela Vista – a 324 km de Campo Gra...

19/04/2025

Prefeitura de Porto Alegre abre concorrência para cuidar de mudas plantadas em áreas públicas

Está em andamento uma licitação pública promovida ...

28/01/2025

Curso On Line - Ao Vivo de Formação de Licitantes

O Curso de formação de Licitantes ONLINE AO VIVO f...

27/01/2025

Cursos Presenciais - Nova Lei de Licitação e Contratação Pública - Florianópolis/SC

O Curso Presencial da Nova Lei de Licitação e Cont...
Notícias Informativo de Licitações
Solicite Demonstração Gratuita